Penápolis faz adesão à Rede Nacional de Ouvidorias
Cidade
Intenção é a inclusão da cidade em programas nacionais de transparência e ouvidoria
Da Redação 16/02/2021Por meio de uma ação da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura de Penápolis, o município fez adesão à Rede Nacional de Ouvidorias para promover capacitação especializada à equipe de ouvidoria municipal. Para viabilizar a participação da cidade, foram feitas reuniões com o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção da Corrupção, da Controladoria Regional da União no Estado de São Paulo, Márcio Sobral.
A intenção é a inclusão da cidade em programas nacionais de transparência e ouvidoria, em conformidade com as boas práticas da gestão pública. A Rede Nacional de Ouvidorias, prevista pelo decreto 9.492/2018, tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
“Ela funciona como um fórum de integração das ouvidorias públicas, em busca da consolidação de uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social, e para a garantia dos direitos dos usuários de serviços públicos”, explicou o coordenador da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura, Pedro Fernandes.
“A Rede Nacional de Ouvidorias é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, e todas as ouvidorias que fazem a adesão podem utilizar gratuitamente a Plataforma FalaBR, tendo acesso às ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, acesso à informação e simplificação de serviços”, acrescentou.
Fernandes ainda explicou que, fazendo parte da Rede de Ouvidorias, a Prefeitura terá uso gratuito do sistema e-Ouv e cursos oferecidos no âmbito do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco). A adesão é voluntária e pode ser realizada por qualquer ouvidoria pública, da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos municípios, tanto da administração direta, quanto indireta. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.