JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penápolis faz campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação

Saúde

Meta no município é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 3.328 crianças

Campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças de um a cinco anos incompletos

Campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças de um a cinco anos incompletos. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Teve início ontem (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até cinco anos. A mobilização vai até o dia 30 em postos de saúde de todo o país.

Os órgãos alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o “Dia de Mobilização Nacional”.

Também desde ontem, iniciou-se a Campanha Nacional de Multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.


META

Em Penápolis, a campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças de um a cinco anos incompletos. A meta no município é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 3.328. A campanha de multivacinação é destinada a crianças e jovens até 15 anos, com o objetivo de atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas e imunizações.

Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação. A vacinação está disponível nas macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), das 7h às 17h. Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades com a caderneta de vacinação. No local, será avaliada a situação vacinal de cada criança e jovem.


VÍRUS

A poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino, e atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

No dia 17 de novembro, todas as unidades básicas de saúde participam do Dia D de vacinação, das às 17h. É uma oportunidade para que os pais procurem as unidades e protejam seus filhos.


ORIENTAÇÕES

A secretaria municipal de Saúde solicita que as crianças e jovens sejam acompanhados por apenas um responsável, evitando a circulação de pessoas nas unidades básicas. É obrigatório o uso de máscaras. As unidades estão preparadas para receber o público, mas é necessária a colaboração de todos nas medidas preventivas do coronavírus.


SARAMPO

Quem ainda não se imunizou contra o sarampo ainda pode procurar uma das unidades de saúde para se proteger contra a doença. Devem procurar as unidades de saúde, as crianças não vacinadas a partir de seis meses até adolescentes e adultos até 29 anos.

Nestes casos, será avaliada a situação vacinal de cada um, verificando a necessidade da vacinação. O público-alvo da campanha ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.