JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penápolis fecha abril com redução nas ocorrências de roubos e furtos

Polícia

No período, 24 prisões foram efetuadas; total de inquéritos instaurados foi de 71

Roubos tiveram queda de 62,5% e os furtos em geral de 27% em abril

Roubos tiveram queda de 62,5% e os furtos em geral de 27% em abril. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Penápolis fechou abril com redução em seus principais índices criminais, em comparação com o mesmo período do mês anterior, conforme dados disponibilizados recentemente pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Segundo os números, os roubos tiveram queda de 62,5%, quando foram computados três casos, ante oito em março. Se analisarmos com abril do ano passado, a estatística fica empatada, já que, naquele período, a polícia registrou também três ocorrências.

Os furtos em geral, por sua vez, caíram 27%, passando de 48 para 35. Comparando com o mesmo mês de 2020, houve um pequeno aumento, pois ocorreram 21 crimes desta modalidade. Os roubos de veículos aumentaram, tendo nenhum caso em março e um em abril. Os furtos de veículos permaneceram iguais, com uma ocorrência cada.

Até o momento, Penápolis já registrou um homicídio doloso; três homicídios culposos por acidente de trânsito; 74 lesões corporais dolosas; 93 lesões corporais culposas por acidente de trânsito; seis estupros; 17 roubos; um roubo de veículo; um roubo de carga; 187 furtos e sete furtos de veículos.


REGIÃO

A região terminou mês retrasado com redução nos casos e vítimas de homicídios dolosos e latrocínios, bem como nas ocorrências de furtos de veículos. Os indicadores de roubos a bancos e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados.

Os casos e vítimas de mortes intencionais passaram de quatro para três registros cada, se analisado o quarto mês de 2020 e deste ano. Com isso, as taxas dos últimos 12 meses - de maio de 2020 a abril de 2021 - ficaram em 7,27 ocorrências e 7,65 vítimas de homicídios dolosos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A queda se estendeu para os latrocínios, que tiveram os indicadores de casos e vítimas zerados. Em abril do ano passado foi registrado um boletim com uma vítima deste crime. Nos estupros, a redução foi de duas ocorrências – passou de 19 para 17.

Os furtos de veículos caíram 56,8% no mês passado, em comparação com abril de 2020. A quantidade passou de 37 para 16 – o menor total da série histórica. Em contrapartida, os furtos em geral subiram de 425 para 584. Pela 19ª vez na série histórica, não foram registrados boletins de roubos a bancos na região, no período.

Semelhante ocorreu com o indicador de extorsões mediante sequestro, que permanece zerado desde 2001. Outra modalidade criminosa que não contabilizou registros foram os roubos de carga – resultado também obtido em abril do ano passado.


PRODUTIVIDADE

O trabalho realizado pelas três polícias – Militar, Civil e Científica – também foi destaque no balanço divulgado pela secretaria. Em abril, 24 prisões foram efetuadas na cidade. O total de inquéritos instaurados foi de 71.

Houve sete ocorrências de tráfico de entorpecentes, uma de porte de drogas e quatro armas apreendidas. Seis pessoas foram presas por mandado e sete em flagrante, além de 18 flagrantes lavrados.

Duas ocorrências de porte de armas foram registradas no período, um menor apreendido por mandado e 19 pessoas presas em flagrante. Na região, o trabalho resultou em 330 prisões e na apreensão de 21 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 108 flagrantes por tráfico de entorpecentes.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.