AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Penápolis fica com 650 doses da vacina de Oxford em primeira remessa

Saúde

Elas serão para profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência

Carga com as vacinas da Fiocruz chegaram à DRS-2 escoltadas pelo Choque da PM

Carga com as vacinas da Fiocruz chegaram à DRS-2 escoltadas pelo Choque da PM. Foto: Polícia Militar/Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O carregamento de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em parceria com a Oxford/AstraZeneca, chegaram em Penápolis no final da tarde de terça-feira (26). Ao todo, o município recebeu 650 unidades. A intenção é vacinar os demais profissionais de saúde que não haviam sido imunizados pela CoronaVac, principalmente aqueles que estão na linha de frente contra a Covid-19, o novo coronavírus e que, por isso, não estiveram na primeira lista.

Além deles, serão imunizados os idosos em instituições de longa permanência. As doses chegaram em um caminhão, escoltado pelo Choque, da Polícia Militar, que parou na DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), em Araçatuba. De lá, as unidades foram distribuídas para os 43 municípios da região. O transporte das 8,5 mil vacinas teve a escolta de viaturas da PM. Araçatuba, por ser a cidade-sede, ficou com 2,8 mil doses, seguida por Birigui, com 990.

O caminhão, carregando as vacinas, havia pernoitado em Bauru e, após fazer a distribuição na DRS daquele município, se dirigiu até Araçatuba. Ao todo, o governo estadual fez a distribuição de mais de 500 mil doses desde a última segunda-feira (25) para todas as regiões. Quase metade delas - 247 mil - ficaram na região da Grande São Paulo. A de Campinas recebeu quase 45 mil; já São José do Rio Preto e Bauru receberam 21,3 mil e 22,7 mil, respectivamente.


CORONAVAC

Na semana passada, Penápolis já havia recebido 840 doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O caminhão com as unidades parou na frente da Vigilância Epidemiológica. A carga veio escoltada por viaturas do 3º Batalhão de Choque da PM, sediado na capital paulista. O secretário municipal de Saúde, Luiz Washington e a vice-prefeita, Mirela Fink (Podemos), que são médicos, recepcionaram a chegada e, simbolicamente, abriram o compartimento.

Após isso, servidores realizaram a conferência da caixa térmica, onde as vacinas estavam, guardando-as em um local apropriado. No dia seguinte, em ato simbólico no pátio do Santuário São Francisco de Assis, os primeiros profissionais da saúde foram imunizados, abrindo, oficialmente, a vacinação nas salas das Macros 1, 2 e 3.

Ao todo, serão vacinados dois mil profissionais da Saúde da rede pública e privada; 8.232 idosos na faixa de 60 a 74 anos e 3.512 com 75 ou mais. A região havia recebido cerca de 11 mil doses da CoronaVac, responsáveis pela vacinação nos 43 municípios da região.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.