Penápolis fica em 30º lugar em saúde no Ranking Connected Smart Cities
Saúde
Lista foi elaborada por consultoria e levou em conta cinco indicadores
Ivan Ambrósio 22/09/2019Penápolis é a 30ª cidade com mais avanços na saúde, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, divulgado essa semana. A lista, elaborada pela consultoria Urban Systems, analisou dados oficiais dos municípios brasileiros em diversos eixos, entre eles segurança, mobilidade, urbanismo, educação, governança, entre outros.
No quesito saúde, o relatório informa que foram avaliados diversos itens, como oferta de leitos, profissionais qualificados, cobertura de atendimento, investimentos público no setor, mortalidade infantil e a infraestrutura de saneamento básico, uma vez que a ausência de acesso a água potável e a coleta de esgoto pode indiretamente acarretar problemas de saúde na população.
A nota máxima que as 100 cidades avaliadas neste eixo podiam receber era 6,5, sendo dividido em 0,5 para os indicadores concebidos para os eixos de mobilidade e acessibilidade e meio ambiente e um ponto para da área da saúde.
No resultado final, Penápolis teve 3,492, ficando atrás de municípios paulistas como Araras, Itapira, Amparo e São Caetano do Sul. Vitória (ES) foi a que obteve o 1º lugar no ranking e Patrocínio (MG) ficou na última posição. Ainda segundo o relatório, apenas 18 das 100 cidades melhores posicionadas possuem mais de 500 mil habitantes.
Alfenas (MG), a melhor entre os municípios pequenos - com 50 a 100 mil habitantes -, destacou-se por contar com 6,25 leitos por mil habitantes e investimento em saúde de R$ 1.348 por morador, ocupando a 9ª posição.
SATISFATÓRIO
Para a secretaria municipal de Saúde, o resultado é considerado satisfatório. “A expectativa é ocupar melhor colocação nas demais pesquisas e, para isso, a pasta implantará algumas melhorias nos próximos meses”, destacou, em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.
Dentre as medidas, está a adesão, do município, ao projeto “Saúde na Hora”, do Ministério da Saúde, que ampliará o horário de atendimento das quatro macros de saúde, das 7h às 19h. “Com isso, haverá um reforço nas equipes. A previsão é que a medida seja efetivada em 2020, assim que concluídos os trâmites do projeto”, destaca.
A administração reforça que, para os próximos meses, terá a ampliação da unidade 4, no bairro Planalto, além da instalação de uma farmácia no local.
“Uma UBS (Unidade Básica de Saúde) será implantada, onde hoje funciona o Centro Comunitário do bairro São Francisco. O espaço passará por uma reforma e adequação para atender a comunidade da região. Outra medida para a melhoria da área será a conclusão da fase final de informatização da saúde”, finaliza a nota.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.