AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Penápolis fica em 91º em meio ambiente no Ranking das ‘Cidades Inteligentes’

Cidade

Conforme o levantamento, a cidade obteve 4,672 pontos

Penápolis se destacou dentre as 100 melhores no eixo meio ambiente

Penápolis se destacou dentre as 100 melhores no eixo meio ambiente. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Penápolis está entre as 100 cidades brasileiras com mais avanços no meio ambiente, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, divulgado essa semana. A lista, elaborada pela consultoria Urban Systems, analisou dados oficiais dos municípios em diversos eixos, como segurança, mobilidade, urbanismo, educação, governança, entre outros.

Conforme o levantamento, a cidade obteve 4,672 pontos. Nos demais eixos pesquisados, ficou fora dos 100 melhores municípios. Na região Sudeste, Penápolis conquistou o 88º lugar e na posição de cidades com porte de 50 a 100 mil habitantes a 28ª ocupação.

Nas edições anteriores, o município obteve bons índices. Em 2021, conquistou a 89ª posição em urbanismo e, 2020, a 55ª em saúde. A melhor colocação foi em 2019, quando ficou em 30º no quesito saúde.


ESTUDO

O estudo, feito pela Urban Systems, em parceria com a Necta, analisou dados socioeconômicos de todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes do País. Curitiba foi eleita à cidade mais inteligente e conectada do Brasil.

O levantamento ainda considera o “Conceito de Conectividade”, sendo a relação existente entre os diversos setores analisados, entendendo que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área - atendimentos de saúde básica – e, consequentemente, impactarão em questões de governança e até mesmo na economia.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.