Penápolis inicia Campanha de Vacinação contra a Pólio nesta segunda-feira
Saúde
Devem se vacinar todas as crianças menores de cinco anos
Da Redação 25/05/2024Pais e responsáveis devem ficar atentos à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) que terá início nesta segunda-feira (27). Devem se vacinar todas as crianças menores de cinco anos de idade. A campanha segue até o dia 14 de junho.
A aplicação das doses acontecerá nas Macros de Saúde I, II e III, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na Macro IV, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. É necessário levar a caderneta de vacinação. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e proteger as crianças do vírus. No dia 8 de junho, um sábado, será realizado o Dia D da campanha.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
A estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no Brasil desde 1994, mas o vírus circula em outros países.
Segundo o secretário de Saúde, o médico Luis Washington Bozzo Nascimento Filho, a meta da campanha é imunizar 95% das crianças. “A poliomielite é uma doença que causa complicações ao longo da vida. O Brasil só eliminou o vírus por conta da vacinação, mas a presença do vírus em outras partes do mundo exige que a proteção das nossas crianças”, enfatizou.
Postos de vacinação:
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado) – das 8h às 16h
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro) – das 8h às 16h
Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha) – das 8h às 16h
Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto) – 7h30 às 11h30
(*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.