FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Penápolis mantém saldo positivo de empregos no acumulado de janeiro a abril

Economia

Dados foram disponibilizados essa semana no site do Caged

Para economista, resultado de Penápolis pode estar refletindo algumas das medidas adotadas pelo governo federal

Para economista, resultado de Penápolis pode estar refletindo algumas das medidas adotadas pelo governo federal. Foto: Reprodução/Facebook

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Penápolis manteve saldo positivo na geração de empregos no acumulado de janeiro a abril deste ano. Os dados foram disponibilizados, essa semana, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Segundo os números, o município fechou os quatro meses com saldo positivo de 135. Apenas em janeiro o resultado foi -7. Já fevereiro foram 48, março 64 e, em abril, 30 novas vagas. Ainda não foram computados os dados de maio e nem os reflexos da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

O economista e professor da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba), Marco Aurélio Barbosa de Souza, observou que, apesar da grave crise econômica que se enfrenta, o saldo do mercado de trabalho no acumulado do ano ficou positivo.

“O resultado da cidade destoa do país como um todo e pode estar refletindo algumas das medidas adotadas pelo governo federal, em especial a do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, que criou condições para a manutenção das empresas brasileiras”, explicou. De acordo com o Ministério da Economia, mais de oito milhões de empregos foram preservados com essa medida.

O programa prevê que os trabalhadores que tiverem jornada reduzida ou contrato suspenso e ainda auxílio emergencial para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado receberão o BEM (Benefício Emergencial de Preservação da Renda e do Emprego).

“Nesse contexto, a cidade ganha fôlego e boas perspectivas de manutenção de resultados favoráveis com o processo de retomada das atividades econômicas locais a partir de 1º de junho”, ressaltou o economista.


NACIONAL

Os dados do Caged mostram que a queda no número de contratações contribuiu de forma expressiva para o saldo negativo de empregos formais nos primeiros quatro meses do ano. Em abril do ano passado, o saldo foi de 129.601 postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.071 demissões.

No mesmo mês de 2020, as contratações ficaram em 598.596 e o número de desligamentos chegou a 1.459.099, gerando um resultado negativo 860.503, ou seja, enquanto as demissões tiveram um incremento de 17,2%, as admissões caíram 56,5% na comparação.

São Paulo teve o pior desempenho, com -260.902. O Estado é seguido por Minas Gerais (-88.298), Rio de Janeiro (-83.626) e Rio Grande do Sul (-74.686). De janeiro a abril deste ano, houve 4.999.981 contratações e 5.763.213 dispensas no país, com resultado de -763.232.

No primeiro quadrimestre de 2019, o Caged registrou 5.529.457 admissões e 5.215.622 demissões, com um saldo positivo de 313.835, ou seja, as contratações caíram 9,6% e as demissões subiram 10,5% no intervalo de um ano.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.