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Penápolis não registra mortes no trânsito em setembro, aponta Infosiga

Cidade

Índice foi divulgados ontem (22) pelo órgão; na região de Araçatuba, casos reduziram em 45%

Dados mostram que 40% das mortes este ano ocorreram nas rodovias

Dados mostram que 40% das mortes este ano ocorreram nas rodovias. Foto: Ivan Ambrósio

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O número de mortes no trânsito em Penápolis caiu em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram disponibilizados ontem (22) pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Infosiga, do governo estadual.

Segundo a estatística, em setembro deste ano não foi computado nenhum óbito, enquanto no mesmo mês de 2018, a cidade já tinha dois casos, ambos ocorridos na quarta-feira. Uma das vítimas tinha de 30 a 34 anos e a outra era da faixa de 35 a 39.

Ambos eram do sexo masculino e condutores de caminhões. Os acidentes aconteceram no período da tarde – das 12h às 18h – nas rodovias e tiveram como causa a colisão. Nos 12 meses de 2018, o município teve nove mortes no trânsito, onde 77,78% das vítimas foram condutores e 22,22% pedestres.

O período noturno foi onde mais houve acidentes fatais, seguido de três durante à tarde e dois pela manhã. Mais de 66% dos casos foram nas rodovias, seguido de 33,33% nas vias municipais. Outro fator que chamou a atenção é que, das nove mortes, duas tiveram como vítimas pessoas entre 50 a 54 anos e a maioria foram do sexo masculino (88,89%).

Dentre os veículos envolvidos, os automóveis estão no topo da lista, com quatro ocorrências, seguidos de três casos envolvendo caminhões. Na maioria dos casos, a colisão foi o fator preponderante para os acidentes. Dois atropelamentos foram registrados.

Já de janeiro a setembro deste ano, Penápolis computou, até o momento, cinco mortes, sendo três em junho, uma em abril e outra em março. Ao contrário dos períodos anteriores, os locais em que houveram os óbitos foram nas vias municipais, o que corresponde a 60%.

Três dos casos ocorreram numa quinta-feira e quatro no período noturno. Das vítimas, 40% eram condutores, 40% pedestres e 20% passageiros. Os homens lideram a lista com 60% das vítimas e três mortes foram de pessoas com idades entre 18 a 24 anos. Outro ponto que chama a atenção é que os casos de atropelamento somam três, seguidos por choque e colisão, com um cada.


SEMESTRE

O primeiro semestre deste ano teve um aumento no número de vítimas fatais por acidente de trânsito em comparação com o mesmo período de 2018. Apesar do número entre janeiro e junho de 2018 e 2019 ter sido o mesmo - total de quatro ocorrências -, o primeiro semestre de 2019 teve uma vítima fatal a mais, totalizando cinco contra quatro em 2018.

Os dados apontaram ainda que mais jovens foram vítimas fatais do que no ano passado. Das cinco, quatro tinham até 29 anos de idade. Três delas morreram por atropelamento.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

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