Penápolis participa de encontro sobre Novas Diretrizes do Turismo
Cidade
Objetivo do encontro foi sensibilizar e conscientizar os representantes dos municípios pela regionalização
Da Redação 12/10/2019O município de Penápolis esteve representado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Colevatti, no encontro “Novas Diretrizes do Turismo”, que aconteceu em Araçatuba, no último dia 8. O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, reunindo prefeitos, secretários, diretores e demais pessoas interessadas no setor turístico da região “Tietê Vivo”.
O objetivo desse encontro foi sensibilizar e conscientizar os representantes dos municípios pela regionalização do turismo. A meta é a formação de uma IGR – Instância de Governança Regional, por meio de consórcio, comitê, associação ou outro meio para a criação de uma instância jurídica entre os municípios.
Segundo explicou o secretário de Cultura e Turismo de Penápolis, Luiz Colevatti, o Ministério do Turismo exige que até 2020 seja criada uma IGR, para que a região seja incluída no Mapa Nacional do Turismo. “Durante o encontro, discutimos sobre a importância de se criar uma entidade administrativa regional e decidimos que o modelo mais viável seria o consórcio público”, comentou. O secretário esteve acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Cultura de Penápolis, Olmair Perez Rillo.
PALESTRAS
O evento contou com a palestra de Edinando Luiz Brustolin, mestre em Direito, Estado e Sociedade, pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, que falou sobre a criação e composição dos consórcios.
A interlocutora estadual pela Regionalização das Secretarias de Turismo, Ana Carolina Souza, também esteve presente, representando o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. Ela falou sobre a importância da participação dos municípios no desenvolvimento do Turismo na região noroeste paulista.
O diretor de Cultura e Turismo de Buritama, Wilton Borges, foi o interlocutor da região e coordena os 12 municípios que compõe o “Tietê Vivo”: Araçatuba, Gastão Vidigal, Lourdes, Santo Antônio do Aracanguá, Buritama, Birigui, Penápolis, Braúna, Barbosa, Piacatu, Monções e Zacarias. Eles já cumpriram a primeira etapa de atualização no mapa regional dos municípios que compõem o grupo. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.