AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Penápolis participa do 5º Festival de Atletismo da Apae em Araçatuba

Esportes

Provas contaram com as participações de instituições de várias localidades da região

Atletas da Apae de Penápolis participaram e conquistaram medalhas em diversas modalidades

Atletas da Apae de Penápolis participaram e conquistaram medalhas em diversas modalidades. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Atletas da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis participaram, nos dias 26 e 27 de setembro, do 5º Festival de Atletismo. Promovido pela entidade de Araçatuba, as provas foram realizadas no estádio municipal Adhemar de Barros.

De Penápolis, foram 29 alunos/usuários, que disputaram provas de 50 metros e 100 metros caminhada; corridas de 100, 200, 400, 800, 1.500 e 5.000 metros, além do arremesso de peso, salto em distância e revezamento 4 por 100 metros.

Os professores Cleber Nogueira Pires e Luís Felipe Boldrin, que acompanharam a equipe penapolense elogiaram os atletas, bem como as medalhas conquistadas. “Ficaram satisfeitos com os resultados, e mais ainda pela alegria e comportamento dos nossos atletas durante toda competição”, disse Cleber ao INTERIOR.

A Apae de Penápolis conquistou 17 medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze. O evento recebeu mais de 170 atletas das Apaes de Andradina, Araçatuba, Penápolis, Ilha Bela, Mirassol, Mirandópolis, AMA e Birigui, com seus técnicos e acompanhantes.


OBJETIVO

O festival buscou mostrar que os excepcionais também fazem parte do universo esportivo, e como essa modalidade podem transformar vidas. Outro objetivo da entidade, ao desenvolver a modalidade, foi favorecer a qualidade de vida e melhorar a autoestima entre pessoas com deficiências, bem como favorecer o espírito de companheirismo, autoconfiança e estimular o intercâmbio social.

A Apae de Araçatuba, organizadora do festival, informou que se orgulha desta parceria, que tão bons frutos têm ofertado aos alunos/atletas, pois além dos ganhos físicos, a prática esportiva resulta em grandes possibilidades de inclusão social.

A prática ajuda a prevenir enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável. Engajar-se em uma atividade física pode transformar o dia a dia de um ACD e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente.


FESTIVAL

O Festival de Atletismo da Apae de Araçatuba teve início em 2014, com a efetivação do Projeto de Atletismo Esporte e Vida com ACD (Atletas com Deficiência) por meio da iniciativa da atleta e professora de Educação Física Andreia Maria Pereira Britto, que em parceria com os professores de Educação Física da Apae de Araçatuba buscaram apoio da secretaria municipal de Esporte de Araçatuba, em parceria que permanece até hoje.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.