Penápolis permanece na Fase Amarela do Plano SP
Cidade
Nesta etapa, estabelecimentos, como bares e restaurantes, poderão permanecer abertos até às 22h
Ivan Ambrósio 09/01/2021Penápolis, que pertence a região de Araçatuba, permanecerá na Fase Amarela do Plano São Paulo de Flexibilização contra a Covid-19, o novo coronavírus. O anúncio foi feito na tarde de ontem (8), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que atualizou a reclassificação das regiões.
Desde 7 de setembro do ano passado, a região se encontra nessa fase. A novidade é que, nesta etapa, estabelecimentos como bares e restaurantes poderão permanecer abertos até às 22h. A capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.
O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até as 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h. O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.
MUDANÇA
A mudança foi que a região de Presidente Prudente, que estava na vermelha, avançou para a laranja. As de Marília, Sorocaba e Registro, que estavam na amarela, regrediram para a laranja em virtude do alto número de casos do coronavírus. Com isso, o anúncio manteve 90% das regiões na amarela e levou 10% para a laranja, que permite o funcionamento de todos os tipos de comércio, porém, com o atendimento até às 20h.
Algumas atividades, como salões de beleza, academias e parques, por exemplo, agora são permitidas. O atendimento presencial em bares continua proibido. A capacidade de ocupação, que antes era de 20%, vai para 40%. O funcionamento máximo ampliou de quatro para oito horas diárias.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, explicou que essa flexibilização é um voto de confiança à parte da população e dos empreendedores que estão cumprindo as regras sanitárias e indicações do plano. A atualização foi adiada duas vezes. Ela estava inicialmente estava prevista para o dia 4, foi remarcada quinta-feira (7) e, depois, por conta da divulgação dos resultados da eficácia da Coronavac, o governo anunciou que seria ontem.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.