FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Penápolis realiza Campanha de Multivacinação neste mês de outubro

Saúde

Vacinação é realizada nas Salas de Vacina das Macros de Saúde I, II, III e IV, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

“Dia D” de Multivacinação em Penápolis será realizado dia 18 de outubro (sábado), com aplicação das doses nas Salas de Vacina das Macros

“Dia D” de Multivacinação em Penápolis será realizado dia 18 de outubro (sábado), com aplicação das doses nas Salas de Vacina das Macros. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira, 06, a Campanha Nacional de Multivacinação, sendo que o município de Penápolis aderiu a essa importante ação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Campanha de Multivacinação continua até o dia 31 de outubro.

Em Penápolis, a vacinação é realizada nas Salas de Vacina das Macros de Saúde I, II, III e IV, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Durante a Campanha, todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis ao público. No entanto, é preciso que os pais e responsáveis levem os menores até a Sala de Vacina mais próxima e apresente a caderneta de vacinação para atualização das doses.

Em conformidade com o calendário nacional, o “Dia D” de Multivacinação em Penápolis será realizado dia 18 de outubro (sábado), com aplicação das doses nas Salas de Vacina das Macros I, II, III e IV, das 8h às 14h.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a partir de segunda-feira, 13, as Macros de Saúde I e IV – que fazem parte do Triângulo da Saúde – também abrirão as Salas de Vacina no horário noturno, das 18h às 20h, para aplicação das doses durante a Campanha de Multivacinação.


VACINAS

Dentre as principais doses oferecidas às crianças estão as vacinas contra poliomielite, caxumba, rubéola, sarampo, febre amarela e Covid-19. Lembrando que o Estado de São Paulo está em alerta com a volta de casos de sarampo e também foram registrados neste ano de 2025 vários casos de febre amarela e até mesmo óbitos causados pela doença, em pessoas que não foram vacinadas.

A vacinação contra a Covid é fundamental para sua prevenção e também previne a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que se manifesta em crianças e adolescentes.

Com relação ao público adolescente menor de 15 anos, recomenda-se a vacinação contra Meningite A, C, W e Y; e também contra o vírus HPV.


PARA TODOS

O Serviço de Vigilância Epidemiológica informa ainda que durante o ano inteiro, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis para todos os públicos (bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). Basta procurar a Macro de Saúde mais próxima de sua residência, no horário normal de atendimento, para atualizar a caderneta de vacinação.

Os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que nunca tomaram a vacina contra HPV, também são chamados para se vacinar.

Vale ressaltar que é preciso aumentar a cobertura vacinal de todos os públicos, pois o baixo índice de vacinação aumenta a incidência de doenças infectocontagiosas graves, como por exemplo, o sarampo, febre amarela, meningites, covid e influenza (gripe).


ONDE SE VACINAR

Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)

Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)

Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)

Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)

(*) Por Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.