Penápolis recebe a 8ª Conferência Regional da Advocacia
Cidade
Evento contou com a presença de advogados de diversas cidades da região
Ivan Ambrósio 23/02/2021Penápolis sediou, na última sexta-feira (19), a 8ª Conferência Regional da Advocacia. Promovido pela seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o evento, feito no salão social do Clube de Campo Lago Azul, contou com a presença de profissionais da área de diversas cidades da região, entre elas Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.
Os presidentes do órgão paulista, Caio Augusto Silva dos Santos e da Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Luís Ricardo Vasques Davanzo, participaram da conferência, assim como o presidente da subseção de Penápolis, Gustavo Ferreira Raymundo.
“Foi uma grande honra sediar este evento. Estamos felizes por conseguir promovê-lo, cumprindo todos os protocolos necessários de segurança. Encontrar amigos e falar sobre os trabalhos realizados em prol da classe foi gratificante”, disse. Outros membros da diretoria acompanharam o evento. Na oportunidade, foi mencionado a importância do encontro profissional para a troca de ideias em relação aos trabalhos realizados em prol da advocacia e à abertura do diálogo para a construção das próximas ações.
AVALIAÇÃO
Para o presidente da OAB-SP, o evento trouxe muitos benefícios para a categoria. “As conferências regionais nos dão a oportunidade de conhecer a realidade das subseções, pois cada uma tem suas particularidades. A advocacia serve ao cidadão, que é a maior autoridade num estado democrático de direito e este profissional merece o mesmo tratamento e respeito em todo local”, analisou.
Ele ainda comentou as mudanças que ocorreram na forma de trabalho, em virtude da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, e o que isso melhorará para os próximos anos. “São muitas as adaptações já realizadas. A tecnologia veio para ficar, em razão da necessidade de proteção a todos e, com isso, muitas das atividades que demandavam a presença física nos Tribunais, hoje são feitas virtualmente”, destacou.
Santos frisou que é preciso uma leitura mais aprofundada quanto às mudanças que a tecnologia trouxeram para a advocacia. “Precisamos analisar como isso nos ajuda, pois não podemos pensar jamais imaginar dispensar os magistrados, promotores e advogados, mas sim proteger a todos que estão defendendo a profissão”, ressaltou. Já para o presidente da Caasp, o encontro foi a oportunidade de prestar contas referente aos trabalhos feito pelo órgão.
“Foi muito profícuo o evento, pois houve a discussão de temas importantes. A advocacia fortalecida representa a sociedade. Além disso, podemos expor as ações na parte esportiva que estamos implementando e o benefício humanitário que fizemos durante a pandemia para 35 mil advogados e as ações contra a violência doméstica entre as profissionais”, lembrou.
RESULTADOS
Durante a conferência, foram apresentados resultados, projetos e informações referentes aos trabalhos realizados pela categoria. O coordenador regional de prerrogativas da 9ª região, Pedro Augusto Chagas Júnior, trouxe um balanço das ações da Comissão de Direitos e Prerrogativas que, em 2020, autuou 652 processos, expediu 182 procurações, despachou 1.904 ofícios, conduziu 25 desagravos públicos pautados para julgamento e acompanhou 31 diligências de busca e apreensão ou prisão.
Somente nestes dois primeiros meses, foram 91 processos autuados, 21 procurações expedidas, seis diligências acompanhadas e 317 ofícios expedidos. Uma palestra a respeito da previdência da advocacia paulista encerrou o ciclo de seminários. No fechamento da conferência, as considerações finais ficaram a cargo de Raymundo, que agradeceu a presença de todos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.