Penápolis recebe as primeiras doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira
Saúde
Cidade foi a 1ª da região a receber os imunizantes; foram destinadas, inicialmente, 840 doses
Ivan Ambrósio 20/01/2021Uma imagem que traz o começo da esperança. O caminhão, carregado com as doses da vacina CoronaVac chegou a Penápolis na manhã desta quarta-feira (20). Segundo apurado pela reportagem, o município recebeu 840 unidades, que serão usadas, inicialmente, aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate a Covid-19, o novo coronavírus, como médicos, enfermeiros, entre outros.
A previsão é que a primeira pessoa a ser vacinada ocorra amanhã (21), no período da manhã. O local ainda será definido. Receberam as primeiras doses na cidade a vice-prefeita Mirela Fink (Podemos) e o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington.
Eles quem abriram, simbolicamente, o compartimento do veículo, que parou na frente da Vigilância Epidemiológica por volta das 10h. O caminhão chegou durante a madrugada e, por questões de segurança, ficou na sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), localizado em Araçatuba.
ESCOLTA
A carga veio escoltada por viaturas do 3º Batalhão de Choque da PM, sediado na capital paulista. Inicialmente, as doses serão entregues apenas nas cidades que tenham mais de 30 mil habitantes. Para os municípios menores, as vacinas serão transportadas em outro caminhão, que também será escoltado pela corporação.
O veículo, como recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deve ter compartimento refrigerado e o medicamento mantido em isolamento térmico durante o transporte, já que necessita de temperatura controlada.
A CoronaVac, por exemplo, a conservação varia de 2ºC a 8°C, média que os freezers disponíveis no Brasil utilizam para outras vacinas. Mantida nessas condições, ela pode ser armazenada por até seis meses. Após Penápolis, o caminhão seguiu para Birigui, que receberia 1,3 mil doses.
A previsão é de que no começo da tarde, por volta das 13h, as 3.640 unidades correspondentes a Araçatuba sejam entregues e já aconteça a primeira imunização. Na sequência, serão contempladas Guararapes, com 320 e Andradina, com 960.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.