COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Penápolis recebe o ‘Circuito Sesc de Artes’ neste sábado

Cidade

Praça Dr. Carlos Sampaio Filho volta a ser palco para caravana de artistas

Atrações na praça Dr. Carlos Sampaio Filho acontecerão das 16h às 21h

Atrações na praça Dr. Carlos Sampaio Filho acontecerão das 16h às 21h. Foto: Tally Campos/Colaboração

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Penápolis será palco, neste sábado (13), do Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura. Por meio da unidade de Birigui, as atrações acontecerão na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, na região central da cidade, com início às 16h e se estendendo até às 21h. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

O circuito acontece de 12 a 28, em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros, que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista, contando com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

Os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

As ações buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas. (*) Com informações da A/I do Sesc de Birigui


Confira as atrações que serão realizadas neste sábado em Penápolis:


-- Artes visuais e tecnologias

Fantástica Fábrica de Fantoches - Agulha Pop (SP)

Utilizando a imaginação e técnicas manuais de colagem, desenho, bordado e costura manual, os participantes transformam uma luva de feltro em um divertido fantoche, saindo da oficina com o aprendizado básico da elaboração de uma peça artesanal e prontos para brincar e contar histórias.


-- Circo

Construtores - Coletivo Vertigem (SP)

O espetáculo mescla diferentes modalidades circenses como roda cyr, acrobacias de solo, aéreas e saltos no “trampoline wall”. A trupe em cena, formada por cinco artistas, representa construtores em seu dia a dia de trabalho em uma cidade em obras.


-- Dança

Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco - Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP)

O espetáculo tem como proposta ser um baile interativo, que remete às festas populares brasileiras, em que o público é convidado a estar em cena participando das coreografias e interagindo com os bailarinos ao ritmo do forró, do coco, do maracatu e do baque virado misturados ao pop e rock.


-- Literatura

No Quintal do Passarinho - Cia Passarinho Contou (SP)

Em um quintal colorido e lúdico, que abriga uma casa de passarinho, os artistas convidam crianças e adultos para lerem junto com eles recados poéticos e diversas histórias. O espaço equipado com tapetes e almofadas tem cheiro de livro novo e sabores de histórias.


Cortejo Voador - Cia Passarinho Contou (SP)

Em uma casa de passarinho, um cortejo musical circense traz mensagens poéticas para alegrar o dia de crianças e adultos. Todos são convidados a participar, tocando os instrumentos, dançando e cantando as cantigas. O cortejo precede a mediação de leitura com o grupo.


-- Música

DJ Mari Boaventura (SP)

A pesquisadora, produtora musical e DJ paulistana, que se dedica exclusivamente aos sons produzidos por artistas negros, traz à tona sonoridades e questões esquecidas do imaginário comum dentro do universo da música eletrônica contemporânea. Seus sets embalam o público com uma seleção de sonoridades da diáspora africana e seus desdobramentos modernos.


-- Teatro

Vraaa! - Núcleo Vraaa (SP)

Deitado no chão, um boneco de quase dez metros de altura chama a atenção do público e provoca estranhamento quando desperta e começa a se mexer. Nesta performance lúdica, quatro artistas dão vida ao boneco, que se transfigura em novas formas. De suas estruturas surgem bonecos, máscaras e parangolés, que se sobrepõem para construir novas possibilidades.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.