Penápolis recebe viatura para Defesa Civil Municipal
Cidade
Viatura é equipada com um kit, composto por bomba de água, reservatório, motosserra, entre outros
Da Redação 03/12/2022O prefeito Caíque Rossi participou, na quinta-feira (1º), da cerimônia de entrega das viaturas da ação de aparelhamento das defesas civis municipais. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Rodrigo Garcia e do Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Segundo o chefe do Executivo penapolense, esse é o primeiro veículo destinado ao fortalecimento e aparelhamento da Defesa Civil na história da cidade. “Apenas 31 viaturas foram entregues e Penápolis foi uma das cidades contempladas, demonstrando a valorização do nosso município”, destacou.
No mesmo evento, foi realizada a abertura oficial da Operação Chuvas de Verão 2022/2023, com diversas palestras sobre prevenção de riscos de inundações e desastres. Ainda segundo o prefeito, Penápolis não registra graves ocorrências relacionadas às chuvas, mas que é necessário atuar preventivamente e garantir a segurança dos moradores.
OPERAÇÃO
A viatura é equipada com um kit, composto por bomba de água, reservatório, motosserra, entre outros equipamentos. Os servidores municipais que atuam junto à Defesa Civil passarão por um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros, para aprenderem manusear corretamente os equipamentos.
Penápolis possui sete áreas mapeadas em que ocorrem alagamentos em caso de fortes chuvas. Este veículo pode se deslocar nestas situações, fazendo bloqueios no tráfego e no socorro de pessoas.
Todos os municípios paulistas devem possuir uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O órgão deve atuar de forma sinérgica com o Corpo de Bombeiros e o Fundo Social de Solidariedade, para a proteção da sociedade.
A Defesa Civil trabalha com medidas adotadas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. Em caso de riscos ou desastres, ela relaciona todos os órgãos que possam contribuir para auxiliar no socorro e proteção à população.
O órgão não possui uma estrutura fixa, mas reúne diversos órgãos e pessoas que atuam em caso de necessidade. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.