Penápolis receberá o “Castrabus” nos próximos dias 27 e 28
Cidade
Serviço oferecerá gratuitamente castrações e microchipagem de cães e gatos cadastrados
Da Redação 12/02/2026
Atendimento será realizado no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Nagib Sabino, o popular Nagibão, ao lado do Parque Aquático. O horário será das 08h às 13h. Foto: Imagem/PMP
Por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, a cidade receberá nos próximos dias 27 e 28 (sexta e sábado) o “Castrabus”. Trata-se de um ônibus adaptado como centro cirúrgico que percorre as cidades do Estado de São Paulo para realizar castrações e microchipagem de animais (inserção de chip subcutâneo para identificação) de forma gratuita.
Penápolis foi uma das cidades contempladas pelo Governo com o Programa Pro Pet, que tem como uma de suas ferramentas esse centro cirúrgico móvel. Ao todo serão disponibilizadas para a cidade 220 vagas para cães e gatos.
O atendimento será realizado no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Nagib Sabino, o popular Nagibão, ao lado do Parque Aquático. O horário será das 08h às 13h.
Os responsáveis por animais que estejam interessados em participar da iniciativa deverão fazer o cadastro diretamente pela internet através do link fornecido pelo Governo de São Paulo. Basta clicar em https://forms.gle/nWqpVWCwv1cFyEZq8 .
O projeto fornece toda a mão de obra de médicos veterinários e equipe de acompanhamento, além de medicamentos utilizados. O município fica responsável por oferecer o local adequado, bem como todo apoio necessário para atendimento, como ligações de energia elétrica e água, telefone, cadeiras para acomodações do público, tendas, vigia, pessoal para recepção aos tutores e preenchimento de fichas, divulgação, entre outras.
REGULAMENTO
Todos os interessados devem se atentar ao regulamento do projeto:
1. Somente serão atendidos animais com idade entre 04 meses a 08 anos.
2. Os animais deverão estar em jejum com pelo menos 06 horas e no máximo 11 horas de antecedência.
3. Serão atendidos somente os animais previamente agendados pelo link.
4. É obrigatória a apresentação de documento de identificação do tutor.
5. Não serão atendidos menores de idade desacompanhados do responsável.
6. Maiores de 60 anos, deficientes físicos, grávidas ou lactantes terão atendimento prioritário.
7. Serão tolerados atrasos de no máximo 15 minutos do horário agendado sob pena de perda do agendamento.
8. Cães das raças: pitbull, rotweiller, dogo argentino, fila brasileiro, pastor em geral, ou cães com histórico de ataques, deverão estar de focinheira e guia.
9. Todo canino deverá estar de coleira e guia.
10. Raças braquiocefálicos (focinho chato) não serão atendidos por questões de segurança.
11. Todos os animais deverão passar por atendimento clínico gratuito no dia da castração.
12. O pós-operatório será de inteira responsabilidade do tutor, devendo atender todas as orientações médicas prescritas no dia do procedimento.
13. A inscrição é individual para cada animal, devendo o tutor preencher mais de uma ficha em caso de mais de um animal a ser atendido.
14. O tutor deverá levar no dia da campanha uma manta para envolver o animal no momento da entrega após o procedimento cirúrgico.
15. O tutor deverá levar no dia da campanha um colar elizabetano (“cone”) ou uma roupa cirúrgica para ser colocada no seu animal no pós-cirúrgico. A roupa cirúrgica pode ser confeccionada em casa com tecido reutilizado (há diversos tutoriais disponíveis no YouTube).
(*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.





