Penápolis se mantém na Fase Amarela do Plano São Paulo contra a Covid
Cidade
Anúncio foi feito na tarde de hoje (9), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Ivan Ambrósio 09/10/2020Penápolis, que faz parte da região de Araçatuba, permaneceu na Fase Amarela do Plano São Paulo de flexibilização contra a Covid-19, o novo coronavírus. A confirmação ocorreu durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta sexta-feira (9), comandada pelo governador João Doria (PSDB).
Nesta etapa, além dos serviços considerados essenciais, também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado, desde que respeitem às restrições impostas pelos órgãos de saúde. Desde 7 de setembro a região se encontra nesta fase.
EXPEDIENTE
Serviços não essenciais em regiões que fazem parte da amarela ou verde tiveram seus horários de funcionamento ampliados. Neste caso, shopping centers, comércios, bares e restaurantes, academias e outros serviços poderão funcionar por 10 horas, respeitando o limite de fechamento e os protocolos já acordados com os setores anteriormente.
Antes, esses locais poderiam funcionar apenas por oito horas diárias. No caso de estar na verde, o horário foi ampliado para 12 horas, também respeitando os protocolos e regras setoriais estabelecidos.
O Plano São Paulo tem cinco fases e vai da vermelha, mais restritiva, passando pela laranja, amarela, verde, até a azul, chamada de “normal controlado”. Para chegar à verde, a região precisa estar na amarela há 28 dias.
AVANÇO
Além da capital paulista, a Grande São Paulo e as regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e toda a Baixada Santista passaram para a verde. A região de Barretos, que estava na amarela, foi a única a regredir, voltando à laranja.
A chegada de municípios a verde ocorreu após o governo estadual realizar novas mudanças na análise de critérios do plano, as quais foram publicadas no Diário Oficial hoje. Implementado em 1º de junho, o Plano São Paulo passou por várias mudanças em seus critérios ao longo dos últimos meses.
Em regra, o endurecimento da quarentena em uma região pode ocorrer a qualquer momento, mas apenas caso a reclassificação seja para a vermelha, a mais restrita e que não permite abertura de comércio algum. Na prática, as que tiverem piora nos índices não retrocedem, a menos que seja tão grande e que leve os números direto para o estágio de alerta máximo.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.