Penápolis sedia seminário sobre Agroecologia
Cidade
As discussões acontecerão no salão da igreja de Nossa Senhora Aparecida
Carlos Netto 14/11/2019Amanhã (15) e sábado (16), acontece em Penápolis o Seminário sobre Agroecologia, com presenças confirmadas de quatro especialistas nas questões agrárias, no estudo do solo, agrotóxicos, reflorestamentos e na luta pela Terra.
As discussões sobre esses assuntos acontecerão no salão da igreja de Nossa Senhora Aparecida, sendo organizado por integrantes da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e CEB (Comunidade Eclesiais de Base).
A comissão presta um serviço educativo e de transformação junto aos povos da terra e das águas, enquanto a comunidade faz parte das comunidades inclusivistas ligadas principalmente à Igreja Católica.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, as atividades ocorrerão entre 19h30 e 21h30 e, no sábado, em dois horários: das 8h às 12h, com intervalo para almoço e retomada às 14h, com previsão de término às 16h.
Para a organização, o seminário é uma grande oportunidade para aprender e conviver com participantes que virão de outras regiões do Estado, destacando as cidades de Gália, Bauru, Promissão, Lins, Assis e Mirandópolis, entre outras.
Confira os temas a serem apresentados no evento:
-- Sexta-feira (15)
Tema: “Bioinsumos Camponês e Análise da Saúde do Solo (Cromatografia de Pfeiffer)”, com Oliver Blanco, agrônomo pela Universidade Júlio Mesquita Filho com 12 anos de experiência na agricultura orgânica. É produtor em São Pedro (SP), consultor técnico da Fundação Juquira Candirú e atua na capacitação de grupos de agricultores rurais e profissionais da área agrícola com a técnica cromatografia de pfeiffer.
Tema: “Experiência em Agroecologia e Agrofloresta no Assentamento Dandara, em Promissão”, por Joyce Lopes, pedagoga e coordenadora pedagógica dos cursos técnicos em Agroecologia e Agrofloresta do MST no Estado de São Paulo. É da direção estadual do movimento, do setor de produção, agricultora e também presidente da Cooperativa dos Produtores Campesinos.
-- Sábado (16)
Tema: “Agrotóxicos - Como ele chega e quais as suas consequências”, com o professor Tito, formado em Filosofia pela Universidade Franciscana e em Teologia pela Procasp (Província dos Capuchinhos do Estado de SP). É secretário agrário estadual do PT e membro da CPT.
Tema: “Os desafios da Questão Agrária e a Produção de Alimentos Saudáveis na Atual Conjuntura” por Ângelo Diogo Mazin, graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Geografia pela Unesp. É agricultor/assentado, residente no assentamento Luiz Beltrame em Gália (SP) e contribui no Coletivo do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do MST/SP.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.