FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Penápolis tem aumento de 200% nas mortes no trânsito no 1º trimestre de 2021

Cidade

De janeiro a março, três pessoas perderam a vida, ante uma no mesmo período de 2020

De janeiro a março deste ano, Penápolis registrou 112 acidentes de trânsito

De janeiro a março deste ano, Penápolis registrou 112 acidentes de trânsito. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Neste mês denominado Maio Amarelo, cuja campanha nacional que, nesta edição, tem o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, dados disponibilizados no site Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Infosiga, do governo estadual, Penápolis fechou o primeiro trimestre de 2021 com aumento de 200% de mortes no trânsito. O município possui, no último levantamento, 43.740 habilitadas, sendo 17.697 mulheres e 26.043 homens.

Segundo os dados, de janeiro a março, três pessoas perderam a vida, ante uma no mesmo período de 2020. Duas vítimas, segundo a plataforma, tinham idades entre 18 a 24 anos e uma de zero a 17. Dos casos registrados, dois envolveram automóveis e um motocicleta. Sessenta e seis por cento eram condutores e 33% passageiros. Das causas computadas, dois foram choque entre veículos. Das três vítimas, 66% eram mulheres e 33% homens.

A quantidade de acidentes registrados na cidade no primeiro trimestre de 2021 também teve alta de 9%, passando de 102 para 112. Deste total, 41 aconteceram em janeiro, 43 em fevereiro e 26 em março. Vinte ocorrências aconteceram entre a manhã de segunda-feira e a tarde de sexta. Quarenta e três casos foram colisão, seguido por sete choques e dois atropelamentos. Boa parte das ocorrências – 90% - foram em vias municipais e 9% nas rodovias.

Assim como Penápolis, a região elevou a quantidade de vítimas fatais no trânsito. Somente no primeiro trimestre deste ano, 21 pessoas morreram, aumento de 31% comparado com o mesmo período de 2020, quando foram registradas 16 mortes.


CASOS

Dentre os casos registrados, o primeiro acidente com vítima fatal ocorreu em 15 de janeiro, quando a adolescente Carolina Enoque Ribeiro, de 17 anos, morreu após a moto em que ela era passageira cair da ponte do rio Lajeado, na estrada Kemil Rahal.

O veículo era conduzido pelo namorado dela, de 20. Ela chegou a ser socorrida e permaneceu internada por quase uma semana, mas não resistiu. No dia 24 do mesmo mês, um capotamento acabou vitimando André Luís de Oliveira Cezário, de 18. Ele guiava Fiat Pálio pela rua Altino Vaz de Mello quando, ao passar pela ponte sobre o rio Lajeado, perdeu o controle do veículo, capotando sobre a via e batendo contra uma árvore.

Ele chegou a ser socorrido, mas veio a óbito. Outro caso ocorrido no trimestre foi em 26 de março. Bruna Caroline Castilho, de 24 anos, conduzia um GM Vectra azul pela avenida Presidente Getúlio Vargas quando, por motivos a serem apurados, perdeu o controle da direção, colidindo-o contra uma árvore. Ela estaria acompanhada da filha, de cinco anos, que não se feriu.

Com o impacto, à frente do automóvel ficou toda danificada. A jovem foi levada pelo Resgate do Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Devido à gravidade, foi transferida para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.


ANUAL

O município fechou 2020 com aumento no número de fatalidades de trânsito, em comparação com o mesmo período de 2019. Conforme os dados, foram registradas sete óbitos, ante cinco computados o ano retrasado. Os meses que aconteceram as mortes foram em fevereiro (1); setembro (2); outubro (2); novembro (1) e dezembro (1).

A idade das vítimas varia de 30 a 79 anos. Do total, 57,14% eram homens e 42,86% mulheres. A grande maioria das vítimas eram condutores (85,71%), seguido de passageiros (14,29%). Já a quantidade de acidentes com vítimas, incluindo as ocorrências não fatais, de janeiro a dezembro foram 486 casos. Nos 12 meses de 2019, Penápolis teve 535 ocorrências deste modalidade.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.