Penápolis terá drive thru de vacinação para idosos na próxima segunda-feira
Saúde
Idosos com mais de 90 anos serão vacinados em frente ao Clube Penapolense
Da Redação 05/02/2021Na próxima segunda-feira (8), Penápolis realizará um drive thru de vacinação contra a Covid-19 em frente ao Clube Penapolense, na avenida Luís Osório. A dose será exclusiva para idosos com mais de 90 anos. Uma equipe de vacinação da secretaria municipal de Saúde estará à disposição das 8h às 16h.
Além das salas de vacina das Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), eles poderão aproveitar para se vacinar com mais facilidade no drive thru. Para a vacinação, a pasta orienta que apresentem CPF e RG, além da carteirinha de vacinação, caso tenham.
Segundo o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, os familiares dos idosos podem levá-los ao local com mais facilidade e segurança. “A iniciativa vem para facilitar a vacinação desses idosos, pois não será necessário sair do veículo. Familiares de idosos com dificuldades de locomoção podem aproveitar esse sistema, onde conseguiremos atendê-los com mais agilidade e segurança”, destacou. Familiares de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que os impeçam de comparecer a um posto de vacinação podem procurar uma das salas de vacina de referência nas Macros.
PRÉ-CADASTRO
O governo estadual orienta para todos preencham o pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento e não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-lo contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.
PROFISSIONAIS
Os profissionais de saúde que ainda não se vacinaram podem procurar uma das salas de vacina das Macros, das 8h às 16h. Todos devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou declaração emitida pelo serviço de saúde. Estão incluídos nesta etapa médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
Também devem ser vacinados os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. A dose também está disponível para profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas, parteiras, e funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. Esta etapa ainda inclui os acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.