FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Penápolis terá espetáculo pela Dia da Consciência Negra

Cidade

Evento Cultural “Negro Gente 2” será apresentado dia 17

O palco será tomado por homens e mulheres negras transbordando sua arte

O palco será tomado por homens e mulheres negras transbordando sua arte. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será apresentado em Penápolis (SP), o evento artístico e cultural “Negro Gente 2”, na próxima sexta-feira (17), a partir das 19h, no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe, antigo Cine e Teatro Lúmine. Será a segunda edição do evento que este ano traz o tema “Um Grito de Liberdade”.

A apresentação reunirá um seleto grupo de artistas e profissionais negros que atuam em diversas áreas e estão diretamente envolvidos na luta contra o racismo e resistência da negritude. O palco será tomado por homens e mulheres negras, poetas, cantores, professores, atores, dançarinos, fotógrafos, estudantes e muitos outros profissionais transbordando sua arte.

Conforme divulgado, toda comunidade está convidada a prestigiar o evento que é gratuito. Porém, os organizadores sugerem a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que serão destinados à Santa Casa de Penápolis.

A idealização e organização de “Negro Gente 2” são das penapolenses Chrisley Maurício e Regiane Alonso Tavares, por meio do Projeto Sabe (Saúde, Alegria e Bem-Estar) e conta com parceria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Público do Estado) e Funepe.

Todos os artistas e profissionais envolvidos participam de forma voluntária. O evento também marca o 2º Sarau Pedagogia da Funepe.


LIBERDADE

De acordo com Regiane, o evento “Negro Gente 2” contempla a arte e a beleza da negritude que deixa a senzala e ocupa seu lugar de fato, dentro da sociedade, seja os palcos, as salas de aula e todas as demais profissões.

“Não podemos esquecer que a escravidão no Brasil se arrastou por mais de três longos séculos, deixando sua marca de sangue e violência. Por isso é importante celebrar essa força de viver da negritude que busca sua dignidade e expressa a cada dia sua beleza e seu talento”, argumenta.

Já Crisley complementa que mesmo com a Lei Áurea de 1888, que “extinguiu” a escravidão no Brasil quebrando as correntes físicas, ainda é preciso quebrar de uma vez por todas outra corrente invisível: o racismo, que ficou impregnado na sociedade.

“O povo negro foi liberto sem qualquer apoio, plano ou recurso, foi entregue à própria sorte, jogado à margem da sociedade e teve que trilhar sozinho por caminhos árduos. Por isso o Dia da Consciência Negra não é só um dia, não é um mês, são todos os dias! Esse é o objetivo de ‘Negro Gente’: celebrar todos os caminhos que foram e são trilhados todos os dias pela negritude que resiste”, ressaltou.


APOIO

Para a realização do evento “Negro Gente 2”, além da participação dos artistas convidados, as organizadoras contam com a colaboração voluntária de algumas pessoas envolvidas: Tereza Cristina Moreira da Silva, Diretora Estadual da Apeoesp; professora Jandineia Fernandes, conselheira da Apeoesp e vereadora de Penápolis; Renato Costenaro, professor do curso de pedagogia da Funepe, e Marco Souza – Som e Iluminação.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Negro Gente 2 – “Um Grito de Liberdade”

19h – Recepção

Exposição “Pretos no Topo”, do fotógrafo Lipeh Silva

- Música com o escritor, cantor e compositor Geraldo Malta

- Apresentação do projeto “Pretos no topo” – fotógrafo Lipeh Silva

- Demonstração de judô com Sensei Sandra e Sensei Paloma

- Apresentação com a atriz e cantora Luciana Almeida

- Batalha de Rap e Dança com Ilicituz Crew

- Apresentação com a cantora e atriz Vitória Oliveira

- Apresentação de Breakdance com o dançarino Álvaro Luis Pelé

- Apresentação dos alunos do curso de Pedagogia da Funepe

- Música com o cantor e compositor Cido Malta

- Poesia com o professor e poeta João Luis dos Santos

- Apresentação de balé com o bailarino Alexandre Oliveira

- Apresentação musical com a cantora Noah Estrela

- Performance teatral com a atriz Cláudia Aguiar

- Apresentação de dança com o coreógrafo Alexandre Olivera

- Música de encerramento com cantor Geraldo Malta



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.