BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Penápolis terá evento cultural ‘Negro Gente’ na próxima sexta-feira

Cidade

Evento acontece a partir das 19h30, no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural), o antigo Lúmine.

Atrizes e cantoras Vitória Oliveira e Luciana Almeida farão uma performance musical

Atrizes e cantoras Vitória Oliveira e Luciana Almeida farão uma performance musical. Foto: Under Filmes

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, Penápolis será presenteada com o evento artístico-cultural “Negro Gente”, a ser realizada nesta sexta-feira (18), a partir das 19h30, no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural), o antigo Lúmine.

A ação contará com apresentações de música, poesia, teatro, dança, capoeira, exposição de arte naif e diversas outras manifestações apresentadas por profissionais e artistas negros penapolenses, que se dispuseram a colaborar de forma voluntária.

Dentre os que já confirmaram presença, estão a artista plástica Altamira Borges, com sua exposição de arte naif; o cantor e compositor Cido Malta; os poetas João Luís dos Santos e Crisley Maurício; as atrizes e cantoras Vitoria Oliveira e Luciana Almeida; a atriz Claudia Aguiar; os MCs Profana e Jefferson; Mestre Silva, Núcleo de Dança – Jazz, além de estudantes e professores da escola estadual João Teixeira Sampaio e Funepe (Fundação Educacional de Penápolis).


DOAÇÃO

Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento, que é gratuito. Quem puder colaborar, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível ou produto de higiene, que serão destinados à Santa Casa.

A idealização e organização de “Negro Gente” são das penapolenses Crisley Maurício, Regiane Alonso Tavares e Natalia de Carvalho, por meio do projeto Sabe (Saúde, Alegria e Bem-Estar) e conta ainda com as parcerias da Apeoesp e Funepe.

A agente de saúde Regiane Alonso explica que há anos o projeto é levado para escolas e outras instituições, abordando temas de interesse coletivo como dengue, bulling, ISTs, abuso sexual, entre outros.

“Porém, dessa vez resolvemos ampliar o nosso repertório de atuação, promovendo um evento artístico-cultural que possa alcançar toda a comunidade penapolense e fazê-la refletir sobre a importância da negritude na formação da nossa sociedade”, comentou Regiane.


ORGULHO

De acordo com as idealizadoras, celebrar a consciência negra em apenas uma noite de apresentações, não é nada comparado aos mais de 300 anos de escravidão vividos no Brasil.

“Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade altamente racista e poucos se dão conta de seus reflexos nocivos na vida das pessoas. Por isso queremos que esse evento seja uma injeção de ânimo, uma festa da cultura africana, uma celebração de nossas raízes. Que nossos profissionais e artistas negros sejam respeitados e valorizados em suas diversas potencialidades”, afirmou Crisley.

Regiane aproveita para destacar a cultura afro como símbolo de amor, beleza e coração.

“Ela é intensidade, resistência, é vida!”, afirmou. Para Regiane, ao se debruçar sobre esse tema, o evento propõe a busca da real liberdade, dignidade e pertencimento a todos que sofrem algum tipo de discriminação. “Somos todos irmãos e irmãs em busca dessa dignidade e pertencimento em nossa sociedade. Esse é o desafio da humanidade: acolher e não separar, criar pontes e não muros”, completou.

Para a realização do evento, as organizadoras contaram com a colaboração voluntária de muito envolvidos, entre eles, Tereza Cristina Moreira da Silva e professora e vereadora Jandinéia Fernandes, diretora estadual e conselheira da Apeoesp, respectivamente; Renato Costenaro, professor do curso de Pedagogia da Funepe; Claudia Aguiar, na criação de arte e Marco Souza – Som e iluminação. (*) Com informações da A/I Thaísa Fernanda


Confira a programação:


19h30 – Recepção

- Abertura – Vídeo “O Navio Negreiro”, de Castro Alves

- Poema “Negro Gente” – de Chrisley Maurício

- Vídeo com diversos artistas e profissionais negros

- Apresentação de Capoeira – Mestre Silva

- Performance musical – Vitória Oliveira e Luciana Almeida

- Performance teatral – Claudia Aguiar

- Poesia Marginal – MC Profana

- Apresentação de alunos da EE João Teixeira Sampaio

- Poema “Somos todos africanos” e “Afropenapolenses”, de João Luís dos Santos

- Apresentação do Grupo Municipal de Jazz

- Música “O canto das 3 raças” – Geraldo Malta

- Apresentação de Hip Hop – Jefferson

- Poema “O Navio Negreiro (trecho), de Castro Alves – por Renato Costenaro

- Apresentação do Grupo Municipal de Jazz

- Música “Negro Nagô” – Geraldo Malta

- Ciranda de Despedida


* Haverá exposição de telas da artista naif Altamira Borges



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.