FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Penápolis terá teste rápido em todos pacientes com sintomas de coronavírus

Cidade

Eles serão realizados unidades básicas de saúde e no pronto-socorro

Todas as pessoas que procurarem o pronto-socorro com sintomas do coronavírus, serão submetidas ao teste

Todas as pessoas que procurarem o pronto-socorro com sintomas do coronavírus, serão submetidas ao teste. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A partir da próxima segunda-feira (11), todas as pessoas que procurarem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o pronto-socorro de Penápolis, com sintomas do novo coronavírus (Covid-19), serão submetidas ao teste rápido.

A informação foi do prefeito Célio de Oliveira (sem partido), ontem (7), durante a transmissão do Boletim Coronavírus. Ele está preocupado com o alto índice de letalidade, que registrou apenas quatro casos positivos, mas com dois óbitos confirmados.

“O índice atinge 50%, sendo considerado extremamente alto”, alertou. Durante a apresentação do boletim, o chefe do Executivo tem demonstrado preocupação com a situação, inclusive informa sobre todos os procedimentos que são adotados durante a quarentena, que possam amenizar os problemas.

Sobre a testagem, o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, disse que ela será importante para reduzir a subnotificação e também dará uma estimativa sobre o número de casos da doença no município.

As autoridades nesta área, em todas as instâncias, entendem que o alto índice certamente não condiz com a realidade, por conta da subnotificação da doença e da escassez de testes. Em Penápolis, com a realização dos testes rápidos, acredita-se que os números poderão ser outros, isso em razão de exemplos vistos em diversas cidades do Brasil que ampliaram a testagem e detectaram dezenas de novos casos que até então eram desconhecidos.

De acordo com boletim divulgado ontem pela secretaria municipal de Saúde, já foram notificados oficialmente 51 casos suspeitos. Deste total, apenas dois aguardam resultado do exame laboratorial. Outros 45 foram descartados.


TESTE RÁPIDO

A testagem, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. No caso da pandemia do novo coronavírus, não é diferente e o órgão recomenda que todos sejam testados.

Em relação ao tempo, a OMS informa que o ideal seria a testagem ser feita a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia.

Esse é o período médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus. Por isso, o teste acaba não sendo indicado para detectar a doença precocemente. Se o exame for feito antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.