JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Penápolis termina 2020 com 671 casos positivos de dengue e uma morte

Saúde

Prefeitura intensificará ações de combate aos criadouros do Aedes na cidade

Dentre as ações, estará à visitação em diversos espaços, orientando sobre os cuidados

Dentre as ações, estará à visitação em diversos espaços, orientando sobre os cuidados. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Penápolis terminou 2020 com uma média de quase dois casos de dengue por dia, totalizando 671, mesmo com as pessoas em quarentena em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, e com mais possibilidade de eliminar água parada e conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Se comparados com o mesmo período em 2019, os números apresentam redução de 68% quando, nos 12 meses do ano retrasado, a cidade teve 2.154 pessoas infectadas. Já os óbitos caíram 88%, passando de nove para um.

Mesmo com a baixa de casos e mortes, a chegada do verão aumenta a preocupação com a dengue, por ser uma época do ano com chuvas, seguidas de altas temperaturas, uma combinação ideal para a aglomeração e reprodução do mosquito. Por isso, as equipes de saúde da Prefeitura, entre elas a Vigilância Epidemiológica, estarão intensificando as ações de combate aos criadouros do Aedes, que transmite, além do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


LIRAA

Segundo o Executivo, o último Liraa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) feito na cidade ocorreu em outubro de 2019, cujo resultado foi de 0,50. Em janeiro do ano retrasado, o índice atingiu o maior resultado: 1,60. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é abaixo de 1. “Seguindo as orientações do órgão, em 2020 não foi realizado o levantamento por conta da pandemia e pelo Ministério, que recomendou a suspensão. Para 2021, permanece adiado”, destacou.

Para evitar que haja uma epidemia da doença na cidade, a administração realizará diversas atividades. Dentre elas, está a realização de quatro ciclos de visitas em todos os imóveis do município, para orientações e remoção de criadouros e a inspeção quinzenal em 21 pontos estratégicos para aplicação de inseticidas com ação larvicida.

“São locais com grande acúmulo de material e com risco de proliferação de larvas, como ferro velho, oficinas, borracharias, acumuladores de materiais recicláveis, entre outros”, ressaltou a Prefeitura. Outras ações serão feitas, como a visita em escolas, creches, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Paço Municipal, orientando sobre os cuidados para a não proliferação de larvas de pernilongos.

Ainda está planejado a realização de reuniões, palestras e sala de situação para discutir as ações; controle de criadouros em um raio de 150 metros quando ocorrer suspeitos; aplicação de inseticida em casos positivos e o acompanhamento direto e indireto aos agentes comunitários de saúde, durante a realização das ações de combate.

“Faremos a orientação à população sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos e o atendimento às reclamações via telefone, Ouvidoria Municipal e redes sociais continuarão. No ato da visita, orientaremos ou notificaremos, quando necessário, visando o cumprimento das leis estabelecidas pelo código sanitário”, finalizou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.