Penitenciária de Avanhandava registra casos positivos em detentos
Saúde
Ivan Ambrósio 06/03/2021A Penitenciária de Avanhandava já registrou casos positivos da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), até o momento 46 detentos foram diagnosticados com a doença. “Destes, 24 já se recuperaram e retornaram ao convívio e 22 permanecem isolados”, destacou.
A população prisional da unidade é de 1.335 custodiados. Apesar do órgão divulgar o número, no boletim da Prefeitura divulgado no final da tarde de ontem (5), a quantidade de infectados na penitenciária é de 54. A secretaria reforçou que, nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada.
Os servidores em contato com o detento devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso é mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento. Além disso, a SAP esclareceu que protocolo de retomada das visitas de forma gradual e controlada vem sendo cumprindo rigorosamente.
“No final de semana passada, a ida dos familiares foi suspensa no pavilhão 4 da unidade, porém, o quadro é reavaliado semanalmente”, explicou. Conforme o órgão, foram distribuídos cerca de 3,4 milhões de máscaras, entre outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além da ampliação na distribuição de produtos de higiene, tanto para limpeza das celas quanto para uso pessoal.
“Todos os custodiados foram e continuam sendo orientados sobre o uso correto de máscaras de proteção, tanto verbalmente, quanto por meio da fixação de cartazes e distribuição de panfletos. A taxa de letalidade pela Covid-19 no Estado entre os presos está em 0,31% dos casos, muito menor do que a população externa, o que demonstra a efetividade das medidas adotadas”, conclui.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.