Pessoas com mais de 12 anos com comorbidades podem receber vacina bivalente
Saúde
Também podem se vacinar os idosos a partir de 60 anos, entre outras
Da Redação 05/04/2023A Secretaria de Saúde inicia hoje (5) uma nova etapa da vacinação contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer Bivalente. A partir de agora, pessoas com mais de 12 anos com comorbidades já podem buscar uma sala de vacina e se imunizar. Ela continua para os públicos prioritários já contemplados anteriormente.
A vacinação gratuita acontece nas Salas de Vacina das Macros 1, 2 e 3, das 8h às 16h, de segunda à sexta. É necessário levar documentos pessoais e a caderneta. A nova vacina da Pfizer bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus.
Além das pessoas com comorbidades, também podem se vacinar os idosos a partir de 60 anos; pessoas imunocomprometidas (a partir de 12); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente (a partir de 12).
A imunização com a Pfizer bivalente também está liberada para pessoas com mais de 12 anos residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais e para a população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas, além dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Vale ressaltar que só serão imunizadas as pessoas destes grupos prioritários que já completaram o esquema vacinal com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, é necessário respeitar o prazo de quatro meses da última dose aplicada.
ESQUEMA VACINAL
A Secretaria de Saúde reforça que vacinação contra a Covid-19 continua disponível para todos os grupos elegíveis. Quem está com o esquema de vacinação atrasado pode procurar uma das salas de vacinação para se imunizar.
A primeira dose da vacinação contra o coronavírus está liberada para crianças, adolescentes e adultos, a partir dos seis meses de idade. A terceira dose está liberada para crianças com idade superior a três anos. A quarta dose poderá ser aplicada em todas as pessoas com mais de 18 anos, com o intervalo de quatro meses da dose anterior. (*) Com informações da Prefeitura
-- Relação de comorbidades para vacinação:
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita no adulto
Cardiopatia hipertensiva
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Diabetes mellitus
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Doença hepática crônica
Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
Doença renal crônica
Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Insuficiência cardíaca (IC)
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Obesidade mórbida
Pneumopatias crônicas graves
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Síndromes coronarianas
Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
Valvopatias
-- Locais de vacinação
Macro 1 (avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546, Jardim Eldorado)
Macro 2 (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99, Centro)
Macro 3 (avenida Carlos Casela, 822, Santa Terezinha)
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.