Pessoas em situação de rua voltam a ter serviços da Casa de Passagem
Cidade
Espaço conta com um ambiente arejado e grande espaçamento
Da Redação 27/05/2021Desde ontem (26), as pessoas em situação de rua, que pernoitam em praças e também aquelas que têm hábitos itinerantes, viajando frequentemente entre as cidades, passaram a contar com a volta do atendimento da Casa de Passagem. Até março do ano passado, o serviço era ofertado pelo SOS (Serviço de Obras Sociais), porém, com a chegada da pandemia, foi interrompido por questões sanitárias.
Diante disso, naquela oportunidade, a secretaria municipal de Assistência Social contratou serviços de hotelaria para atendimento dessas pessoas, especialmente na época do frio. Entretanto, o contrato com esses prestadores de serviço terminou em dezembro. A partir de agora, o Moveca (Movimento Vestindo a Camisa) está assumindo o atendimento dessas pessoas em situação de rua.
Sendo assim, retomou a oferta de pernoite, no mesmo espaço anterior, mediante o cumprimento de todas as medidas sanitárias previstas pelos órgãos competentes. A iniciativa conta com o apoio da pasta. O titular Pedro Sanchez informou que o local sofreu readequação para manter o distanciamento recomendado, ou seja, inevitavelmente, houve redução do número de leitos ofertados.
“Em primeiro lugar, devemos seguir à risca os protocolos sanitários”, garantiu. Ele informou que a secretaria disponibilizou ao serviço os insumos para a limpeza e álcool gel, além de itens de proteção individual, como máscaras, garantindo ainda um ambiente arejado e com espaçamento. “Também tivemos apoio do Fundo Social de Solidariedade, que cedeu os cobertores e travesseiros para uso da Casa de Passagem”, disse.
O secretário destacou que o local é um direito dessas pessoas em situação de rua, entretanto não é possível obrigá-las a frequentar. “Esperamos que seja bem aproveitado por todos que necessitam deste recurso”, concluiu. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.