JOVEM PAN PENÁPOLIS

Pipas causam 175 interrupções de energia em Araçatuba e região

Região

CPFL Paulista alerta sobre os riscos de acidentes e impactos no sistema elétrico

A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia

A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia. Foto: Daniela Catisti

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Soltar pipa, um dos passatempos favoritos das férias escolares, teve impacto significativo no sistema elétrico da região de Araçatuba em 2024. De acordo com a CPFL Paulista, a prática resultou em 175 incidentes que interferiram no abatecimento de energia.

Araçatuba liderou os registros, com 109 ocorrências, seguida de Birigui, que somou 22. A empresa reforça a orientação para que a brincadeira aconteça longe das redes elétricas, evitando acidentes graves e prejuízos no fornecimento de energia. “A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia, por isso recomendamos procurar campos abertos, longe de equipamentos de energia e, em hipótese alguma, tentar resgatar pipas que ficaram presas na fiação” , alerta Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

A empresa atua preventivamente com a campanha Guardião da Vida, ministrando palestras lúdicas em escolas públicas e particulares para ensinar crianças e adolescentes sobre os perigos de soltar pipa próximas às redes elétricas.


CEROL

A campanha também chama atenção para os riscos do uso de cerol e da chamada “linha chilena”. Além da condução de eletricidade, esses materiais possuem alto poder cortante, podendo romper cabos e ampliar os riscos de acidentes. Vale lembrar que, no estado de São Paulo, o uso de cerol é crime, conforme a Lei Estadual nº 12.192/2006.

Em caso de fios rompidos, a recomendação é manter distância e entrar em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010. Se houver vítimas, é necessário acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, SAMU ou outro órgão de socorro médico.


Abaixo, as dez principais dicas para soltar pipa com segurança:

1- Solte pipas longe da rede elétrica, em locais onde não haja nenhum tipo de cabo de energia;

2- Priorize espaços abertos, como praças, parques e campos de futebol, para brincar com elas;

3- Evite empinar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, onde há fluxo de veículos;

4- Não use cerol ou a linha “chilena”, pois são proibidos pela Lei Estadual nº 12.192, de 2006;

5- Evite também as “rabiolas”, já que elas podem enroscar nos fios elétricos, provocar desligamentos e causar choques, muitas vezes fatais;

6- Não utilize papel alumínio na confecção da pipa, pois é um material perigoso que pode causar curtos-circuitos;

7- Caso a pipa fique presa nos fios, não tente soltá-la;

8- Jamais tente resgatar uma pipa utilizando canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com linhas, pois isso oferece sérios riscos à vida;

9- Evite soltar pipas em dias de chuva, especialmente com raios, pois elas podem atuar como para-raios, conduzindo energia;

10- Não empine pipas sobre lajes de casas. Além do risco de aproximação com a rede elétrica, uma distração pode levar a quedas perigosas.

(*) Com informações do Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.