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Pista da Assis Chateaubriand em precárias condições receberá melhorias

Cidade

Trecho do km 262 ao 312 foi apontado com diversos problemas em laudo apresentado ao MP

Trechos que receberão melhorias são os apontados em laudo enviado ao MP

Trechos que receberão melhorias são os apontados em laudo enviado ao MP. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Dois anos após o MP (Ministério Público) divulgar laudo técnico emitido pelo Caex (Centro de Apoio Operacional à Execução) sobre as condições precárias do trecho que engloba o trecho dos quilômetros 262 ao 312 da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) anunciou, essa semana, melhorias no local.

A homologação da empresa vencedora do processo licitatório que fará as obras, a CGS Construção e Comércio Ltda, foi publicado no último dia 21 no DOE (Diário Oficial do Estado).

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão, o projeto prevê a revitalização do pavimento asfáltico, com correção de ondulações e deformidades, além de nova sinalização horizontal dos quilômetros apontados, passando pelos municípios de Barbosa, Penápolis e Braúna.

O investimento do governo estadual será de R$ 6.682.141,19 e o prazo de conclusão das obras é de cinco meses, após o início das intervenções. O DER não informou quando começará os trabalhos e se haverá interdição da pista ou o sistema de Pare/Siga.


MP

O estudo sobre a situação estrutural da rodovia iniciou-se em 2014. O objetivo foi de averiguar se o DER estava negligenciando com o dever de manter a SP-425 em condições de segurança para seus usuários, eventuais e habituais.

O laudo técnico emitido pelo Caex apresentou detalhes do levantamento feito na pista, apontando que o trecho encontra-se em precárias condições de manutenção e conservação com presença de trincas, fissuras, afundamentos e desagregação do revestimento da pista de rolamento, vindo a formar buracos; sinalização horizontal esmaecida; deficiências no sistema de drenagem; ondulação transversal sem sinalização, entre outros, prejudicando a fluidez e segurança dos usuários.

A ausência ou falta de conservação do sistema de drenagem superficial (valetas, canaletas, sarjetas, bueiros), para a condução de águas da região da pista para fora da plataforma da rodovia, de modo a não causar erosão ou empoçamentos também foi detectado no estudo.


MELHORIAS

Outro fator apontado no laudo apresentado ao Ministério Público foi à sinalização horizontal deficiente, dificultando aos usuários a identificação exata dos limites da pista, dos trechos em curva ou em rampa com proibição de ultrapassagem, das entradas e saídas da rodovia, entre outros.

Os técnicos que avaliaram a rodovia concluíram que, para restabelecer as condições normais de trânsito, seriam necessários os devidos serviços e obras de recuperação e manutenção, envolvendo recapeamento da pista de rolamento nos trechos onde a estrutura do pavimento encontra-se comprometida, recuperação das camadas inferiores (base, sub base), corte de vegetação da faixa de domínio, implantação e manutenção dos sistemas de drenagem, repintura de toda sinalização horizontal com aplicação de tachas refletivas, reconfiguração geométrica das rotatórias de Penápolis, implantação de proteção por barreira fixa, além de intensificar a fiscalização para coibir os excessos de velocidade e peso.



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