BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Plantio de mudas de árvores nativas marca Semana do Meio Ambiente

Polícia

Polícia Ambiental ainda realizou a Operação Gaia na região

100 mudas de árvores nativas foram plantadas às margens do córrego Santa Leonor

100 mudas de árvores nativas foram plantadas às margens do córrego Santa Leonor. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, diversas ações aconteceram na região nos últimos dias. Em Penápolis, na quarta-feira (2), foram plantadas 100 mudas de árvores nativas às margens do córrego Santa Leonor.

A ação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado), secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Conforme nota enviada pelo órgão, os trabalhos ainda orientaram quanto à necessidade de se manter e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrando.


OPERAÇÃO

Ainda durante as comemorações da semana, a Polícia Ambiental realizou a Operação Gaia na região. O trabalho visou conscientizar a importância da preservação ambiental, combater crimes e infrações, além de promover ações ligadas à restauração ecológica. A ação, segundo à corporação, resultou em mais de R$ 360 mil em multas.

Foram mobilizados todo o efetivo operacional - terrestre e náutico -, com as ações voltadas à proteção dos recursos naturais - prevenção as queimadas, pesca predatória, desmatamento, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, maus tratos de animais, entre outros - e as auditorias dos TCRA (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental) em áreas já fiscalizadas, onde os responsáveis prontificaram-se a recuperar o dano causado, por meio de replantio de espécies nativas ou abandono da área para regeneração natural.

Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo e duas pessoas presas em flagrante, bem como a elaboração de 32 autos de infrações, totalizando R$ 365,7 mil em multas, resgate de 36 pássaros da fauna silvestre nativa em cativeiro irregular e de um cão que sofria maus tratos. A ação ainda constatou que 110 árvores nativas foram cortadas, a degradação ambiental em 43,857 hectares e dois focos de incêndios, bem como a reintrodução de 21 aves em seu habitat natural.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.