JOVEM PAN PENÁPOLIS

Plantio de mudas marca ações feitas pela Polícia Militar Ambiental em Penápolis

Polícia

Ação marcou o Dia de Proteção às Florestas, comemorada dia 17

Ação plantou 50 mudas em uma área às margens do Córrego da Estiva

Ação plantou 50 mudas em uma área às margens do Córrego da Estiva. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

A Polícia Militar Ambiental promoveu, no último sábado (17), o plantio de mudas de árvores. A ação ocorreu em parceria com a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e foi feita às margens do Córrego da Estiva, no bairro Santa Leonor, em uma área de recuperação ambiental.

Segundo a nota enviada pela corporação, o plantio ocorreu em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, comemorado anualmente em julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, personagem misticamente protetor das florestas contra os degradadores. O trabalho contou com a participação do engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Eduardo Rodrigues e do sargento Bordinassi.

As 50 mudas foram doadas pelo viveiro do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O local onde recebeu o plantio é uma área de preservação permanente do córrego, que foi reflorestada no dia da árvore pelo Executivo, em parceria com o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).


ALERTA

A Polícia Militar Ambiental alerta que atacar as florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e, com elas, tanto a fauna, quanto a flora são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, levando ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas.

Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade. Em São Paulo, possui um índice de remanescentes de 32,6%. A vertente atlântica apresenta as melhores condições de cobertura vegetal nativa e de áreas protegidas, com destaque para a Serra do Mar.

A operação aconteceu na sexta (16) e sábado, contando com mais de 1,2 mil patrulheiros e 450 viaturas, que fizeram o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores. A ação também marcou a campanha que será lançada nas redes sociais com o tema “Polícia Militar Ambiental: há 72 anos protegendo as florestas”.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.