Plantio de mudas marca ações feitas pela Polícia Militar Ambiental em Penápolis
Polícia
Ação marcou o Dia de Proteção às Florestas, comemorada dia 17
Ivan Ambrósio 21/07/2021A Polícia Militar Ambiental promoveu, no último sábado (17), o plantio de mudas de árvores. A ação ocorreu em parceria com a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e foi feita às margens do Córrego da Estiva, no bairro Santa Leonor, em uma área de recuperação ambiental.
Segundo a nota enviada pela corporação, o plantio ocorreu em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, comemorado anualmente em julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, personagem misticamente protetor das florestas contra os degradadores. O trabalho contou com a participação do engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Eduardo Rodrigues e do sargento Bordinassi.
As 50 mudas foram doadas pelo viveiro do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O local onde recebeu o plantio é uma área de preservação permanente do córrego, que foi reflorestada no dia da árvore pelo Executivo, em parceria com o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).
ALERTA
A Polícia Militar Ambiental alerta que atacar as florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e, com elas, tanto a fauna, quanto a flora são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, levando ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas.
Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade. Em São Paulo, possui um índice de remanescentes de 32,6%. A vertente atlântica apresenta as melhores condições de cobertura vegetal nativa e de áreas protegidas, com destaque para a Serra do Mar.
A operação aconteceu na sexta (16) e sábado, contando com mais de 1,2 mil patrulheiros e 450 viaturas, que fizeram o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores. A ação também marcou a campanha que será lançada nas redes sociais com o tema “Polícia Militar Ambiental: há 72 anos protegendo as florestas”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.