FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

PM começa a receber viaturas para o novo Baep de Araçatuba

Polícia

14 unidades chegaram nesta sexta-feira (5) e integrarão a frota do batalhão

Viaturas do Baep são de cor cinza, iguais às da Rota, tropa de elite da PM paulista

Viaturas do Baep são de cor cinza, iguais às da Rota, tropa de elite da PM paulista. Foto: Regional Press/Colaboração

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O 12° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que está sendo instalado em Araçatuba, começou a receber as viaturas que serão usadas no patrulhamento. Na madrugada desta sexta-feira (5), chegaram 14 unidades que integrarão a frota do batalhão.

Diferente das viaturas do policiamento de área, as do Baep são de cor cinza, iguais às da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da PM paulista. O batalhão será formado por PMs especializados no combate ao crime organizado, apoio ao policiamento de área e ações especiais em repressão ao crime, priorizando o atendimento de ocorrências de grande complexidade.

O treinamento para os policiais que comporão o Baep está previsto para começar ainda neste mês. O batalhão deverá entrar em operação no segundo semestre com a sede ainda a ser definida. Uma possibilidade é que seja instalado no bairro Umuarama, zona Leste de Araçatuba.


EFETIVO

Com o novo batalhão, o efetivo policial na região aumentará. O Baep contará com cavalaria e o Canil, que hoje pertence a Força Tática, será incorporado à nova unidade. A Força Tática vai continuar como está. A corporação é responsável pela execução de ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, ações de controles de distúrbios civis, policiamento com cães e policiamento montado.

As unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Além disso, as equipes passam por um intenso treinamento.

São aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rota, 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Os policiais do Baep estão aptos para patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefatos explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas. (*) Com informações do site Regional Press



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.