FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Polícia Ambiental participa de passeio ciclístico e promove plantio de mudas

Polícia

Ação ocorreu no final de semana; penapolense assumiu comando da corporação

Mudas foram plantadas em uma propriedade rural atingida, recentemente, por incêndio

Mudas foram plantadas em uma propriedade rural atingida, recentemente, por incêndio. Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Polícia Militar Ambiental participou, no domingo (19), de um passeio ciclístico ocorrido em Penápolis e promoveu, durante o evento, o plantio de diversas mudas. A ação, que celebrou o Dia Nacional da Árvore, comemorado ontem (21), contou com o apoio da Prefeitura, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Fundação SOS Mata Atlântica e sociedade civil.

Mais de 100 ciclistas participaram do evento, que percorreu diversas ruas e avenidas da cidade. O plantio das mudas ocorreu em uma propriedade rural que foi, recentemente, devastada pelo fogo. A iniciativa, segundo a corporação, teve como objetivo de recuperar o espaço, além de incentivar que outros órgãos e a comunidade realiza ações neste sentido.

Ainda ontem, no Parque do Povo, em Birigui, houve uma solenidade para comemorar também o Dia do Policial Militar Ambiental, além de ações educativas. “Este profissional representa a fortaleza que cuida e protege a natureza, oriunda do universo e abençoada pelo Criador”, destacou a corporação em nota.

“O plantio de árvores simboliza o grande esforço de todos os policiais ambientais, na recuperação das matas queimadas neste sofrível período de estiagem”, acrescentou. A ação conta com o apoio de 1,2 mil profissionais e 480 viaturas.


COMANDO

O penapolense e capitão Rhanan Toshinobo Maeda assumiu cargo de destaque. Ele passa a comandar a 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Birigui, unidade que atua em 43 municípios. Ele é filho de bombeiro militar, atualmente na reserva, 2º tenente João Toshinobo Maeda, que também se destacou à frente da base na cidade Penápolis, e da aposentada Marta Cristina Severin Maeda.

Rhanan ingressou na carreira militar em 12 de fevereiro de 2007, aos 18 anos, junto à Academia do Barro Branco, onde se formou e foi declarado aspirante à oficial em 2010, quando passou a cumprir a função em Teodoro Sampaio, comandando o pelotão de Polícia Ambiental. Em seguida, atuou como tenente, trabalhando junto ao Estado Maior do 2º Batalhão, chefiando diversas seções, com destaque às atividades de inteligência da unidade.

Em 25 de agosto de 2021, foi promovido a capitão, sendo designado para desempenhar a função. Além da formação militar, ele é bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídicas, ambos pela Universidade Cruzeiro do Sul, e em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Toledo.

O novo comandante destacou que a corporação vem desenvolvendo diversas ações operacionais de policiamento voltadas ao combate dos crimes ambientais, cometidos na região. “A preservação do meio ambiente e da segurança pública são aspectos primordiais que movem a unidade e direcionam as ações. Nosso objetivo é manter a excelência dos serviços prestados e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos”, comentou.

Segundo ele, a integração entre o que vem dando certo, a busca por novas tecnologias, o desenvolvimento de novas ideias e a gestão pela qualidade são vertentes que serão desenvolvidas junto ao policiamento ambiental. Rhanan observou ainda os desafios sobre a busca incessante pela preservação do meio ambiente e combate à criminalidade.

“De forma geral, acredito que um dos maiores é a procura pelo equilíbrio entre preservação e o uso sustentável dos recursos naturais existentes. Nosso foco sempre será voltado a ações de policiamento que coíbam a prática de crimes ambientais e a adoção de medidas voltadas à educação ambiental e conscientização”, afirmou.

O penapolense destacou os trabalhos desenvolvidos. Em sua análise, ao longo do ano, são realizadas diversas operações que têm os mais variados focos, dentre eles, o combate ao tráfico de animais, pesca irregular, queimadas ilegais, transporte e comércio de madeira incorreta e preservação das áreas ambientais legalmente protegidas.

“Temos equipes realizando o policiamento ostensivo nas áreas rurais e rios da nossa região. Além do emprego de viaturas e embarcações, também usamos diversos dispositivos tecnológicos que nos auxiliam na identificação das infrações ambientais, abrangendo, desde a utilização de drones, até imagens captadas via satélite”, finalizou.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.