JOVEM PAN PENÁPOLIS

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em operação contra pirataria digital

Polícia

Ação é coordenada pelo Ministério da Justiça; quatro mandados foram cumpridos em Penápolis

Material apreendido em Penápolis, no interior de SP

Material apreendido em Penápolis, no interior de SP. Foto: Divulgação/Polícia Civil

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça de Penápolis, foram cumpridos nesta quinta-feira (5), durante a Operação 404, que está na segunda fase e tem por objetivo bloquear ou suspender sites aplicativos de streaming que transmitem filmes, séries e canais de TV de forma ilegal.

No caso da cidade, os alvos foram em imóveis, cujos moradores são suspeitos de participarem do esquema. Os trabalhos são coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil.


MANDADOS

Em Penápolis, equipes da Polícia Civil estiveram na residência de um auxiliar de cozinha, de 22 anos, no Jardim Eldorado. No local, foram apreendidos dois computadores e um celular, além de quatro porções de maconha.

O rapaz disse que a droga era para consumo próprio. Outro imóvel alvo da operação, no mesmo bairro, tem como investigado dois irmãos gêmeos, de 23 anos. Foram recolhidos dois computadores, três celulares e papéis com anotações.

Todo o material será periciado. Os envolvidos foram encaminhados até a delegacia do município e, após serem ouvidos, foram liberados. Além de Penápolis, foram expedidos cinco mandados em Ribeirão Preto, São Paulo e em cidades da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A pena em caso de condenação é de 2 a 4 anos de reclusão e multa. A ação também tenta impedir que os conteúdos ilegais apareçam nos mecanismos de busca, como o Google, e quer remover perfis e páginas de redes sociais. A Polícia Federal tem a lista dos usuários dos serviços piratas.


NOME

A operação recebeu o nome de 404, que é a mensagem que a aparece no computador quando um site está fora do ar. Na primeira fase, em novembro do ano passado, oito pessoas foram presas em flagrante, sendo três delas em São Paulo. Na ocasião, os alvos eram suspeitos de operar 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.