Polícia Civil faz operação contra furto e receptação de hidrômetros
Polícia
20 equipamentos foram encontrados em um ferro-velho
Da Redação 30/03/2023A Polícia Civil de Araçatuba (SP) realizou uma operação especial para cumprimento de mandados de busca e apreensão expedido pela Justiça, contra investigados de estarem comprando hidrômetros medidores do consumo de água furtados de imóveis da cidade.
Em um depósito no bairro Verde Parque foram apreendidos 20 equipamentos do tipo, cinco deles com a numeração raspada, e outros cinco foram encontrados em outro depósito no bairro São José.
A ação foi deflagrada por equipe da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Araçatuba, visando combater o furto e a receptação de hidrômetros, crimes que vêm sendo registrados frequentemente na região.
A equipe de investigação informa que o interesse por esse tipo de produto deve-se ao fato de eles serem feitos de bronze e latão, o que faz com que sejam revendidos facilmente como sucata no mercado clandestino de recicláveis.
COMPRADORES
Após o aumento do registro de furtos de hidrômetros foram identificados alguns depósitos de recicláveis e ferros-velhos que adquirem esse material. De acordo com a polícia, na maioria das vezes as peças são oferecidas por usuários de drogas. Em muitos casos, a numeração do equipamento é raspada para vende-lo como reciclável.
A apreensão no depósito no Verde Parque aconteceu na quarta-feira (29), durante cumprimento a mandado de busca. No caso do bairro São José, o mandado foi cumprido na semana passada.
Segundo a polícia, o responsável pelo estabelecimento, um homem com 61 anos de idade, revelou que tinha acabado de comprar dois hidrômetros vendidos por um usuário de entorpecentes.
Ele será indiciado pelo crime de receptação, assim como o proprietário do outro depósito do Verde Parque. A pena máxima em caso de condenação, é superior a 4 anos de prisão.
DENÚNCIAS
A Polícia Civil informa que dará sequência às investigações para identificar e prender os furtadores e os comerciantes quem compram tais materiais e pede quem tiver informações sobre este tipo de crime, que ligue anonimamente no Disk-Denúncia, pelo telefone 197.
Por fim, a polícia esclarece que a vítima principal do furto de hidrômetro é a GS Inima Samar, empresa responsável pelo abastecimento no município. Entretanto, toda população sai perdendo, devido ao vazamento de água provocado pelo crime e o custo para a substituição. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.