FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Polícia Civil faz operação contra grupo acusado de desviar dinheiro da saúde

Polícia

Trabalhos ocorreram em Penápolis e Birigui; investigação durou 2 anos

Policiais civis deixam Prefeitura de Penápolis com materiais apreendidos durante operação

Policiais civis deixam Prefeitura de Penápolis com materiais apreendidos durante operação. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Policiais civis, 30 promotores e dez agentes do Ministério Público participam, nesta terça-feira (29), da operação “Raio X”, para desmantelar grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde por meio de contratos de gestão entre municípios e OSs (Organizações Sociais).

Os trabalhos são coordenados pelo Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Araçatuba, em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MP.


INVESTIGAÇÃO

A investigação iniciou-se há dois anos e conta com inquéritos policiais instaurados em Penápolis e Birigui. Nesse período, foi desvendado um gigantesco e sofisticado esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais em prejuízo da saúde.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, equipes compostas por investigadores e delegados realizaram, logo no início da manhã, buscas na Prefeitura, Santa Casa e na residência do secretário municipal de Saúde.

Viaturas do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) também auxiliaram os trabalhos no Paço Municipal. Além de Penápolis e Birigui, ao todo, foram expedidos 62 mandados de prisão temporária e 237 de busca em Osasco, Carapicuíba, Ribeirão Pires, Lençóis Paulista, Agudos, Barueri, Guapiara, Vargem Grande Paulista, Santos, Sorocaba, além de municípios nos Estados do Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As investigações apontaram dezenas de envolvidos com o grupo em diversos núcleos, cada qual tendo a sua colaboração na prática das supostas infrações penais. Com o dinheiro obtido de forma fraudulenta, eles adquiriam grande quantidade de bens móveis e imóveis.

Grande parte da evolução patrimonial do grupo se deu justamente no período da pandemia, onde o suposto desvio de verbas públicas se intensificou ainda mais, segundo a investigação. Diante disso, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores.


CONVOCADOS

A operação contou com a convocação de 520 policiais civis de São Paulo, com apoio de 200 de outros Estados e também da PF (Polícia Federal) do Pará, além do apoio de dois helicópteros Pelicanos, da Polícia Civil, 130 viaturas, promotores e agentes do MP.

Outras informações serão repassadas à imprensa durante coletiva que acontecerá ainda pela manhã no auditório da Deic/CPJ (Divisão Especializada de Investigações Criminais da Polícia Judiciária) de Araçatuba.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.