Polícia Civil indicia vereador de Rio Preto por publicação nas redes sociais considerada homofóbica
Polícia
Anderson Branco (PL) começou a ser investigado em julho do ano passado
Da Redação 11/02/2022A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) indiciou nesta quinta-feira (10) o vereador Anderson Branco (PL) por crime de racismo qualificado. O parlamentar começou a ser investigado em julho do ano passado, após fazer uma publicação considerada homofóbica por internautas, autoridades e grupos LGBTQIA+. A postagem trazia o desenho de uma garra com as cores do arco-íris sendo puxada por uma mão.
A frase “na minha família, não” aparecia embaixo da imagem. A Delegacia Seccional de Rio Preto instaurou inquérito para investigar a atitude de Anderson Branco. O delegado Alexandre Arid decidiu indiciar o vereador por racismo qualificado. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as condutas homofóbicas e transfóbicas podem ser equiparadas ao crime de racismo.
O inquérito que investiga Anderson Branco continua aberto, mas deve ser concluído e encaminhado ao Fórum nesta sexta-feira (11). O Ministério Público de Rio Preto vai decidir se leva ou não o caso adiante. O vereador não atendeu o telefone para comentar o indiciamento, mas publicou um vídeo nas redes sociais no qual afirma que fez a postagem em defesa às crianças e à família. “Eu acredito no trabalho da Justiça e do Ministério Público”, disse. (*) Por g1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.