Polícia Militar Ambiental intensifica ações contra queimadas
Polícia
Operação Huracan acontece nesta quinta e sexta-feira, visando a prevenção dos focos de incêndio em vegetações
Da Redação 24/05/2024A Polícia Militar Ambiental realiza nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a “Operação Huracan” , realizando vistorias e orientações a fim de reduzir os focos de queimadas no período de estiagem.
Com o emprego do contingente de policiais militares ambientais, a operação acontece em todo o Estado e visa a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam na saúde da população.
Entre as ações, haverá orientação aos proprietários rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nas plantações de cana-de-açúcar. Margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade para incêndios também serão alvo do policiamento preventivo.
DENOMINAÇÃO
O nome “Huracan” faz alusão à mitologia maia, sendo o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.
Paralelamente à operação, a PMA inicia as ações de educação ambiental nas redes sociais, como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:
-Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias.
-Não solte balões. Soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98.
-Evite acender fogueiras. Não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento.
-Não realize queimadas. Quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo).
-Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.