BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Polícia prende 2 acusados de se passarem por policiais para cobrar dívidas

Região

Um foi preso em Birigui e o outro em Glicério; casal de idosos de Guararapes teria sido ameaçado no ano passado

A polícia apreendeu dezenas de cheques, notas promissórias e cartões bancários com investigados

A polícia apreendeu dezenas de cheques, notas promissórias e cartões bancários com investigados. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Polícia Civil de Guararapes (SP) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4), a operação “Publicano”, para cumprir os mandados de prisão de dois acusados de usarem de ameaças e se passarem por policiais para cobrar dívidas de pessoas. Um dos presos é um jovem de 25 anos, morador em Birigui e que seria sócio de uma casa noturna na cidade.

Com ele foram apreendidas 109 folhas cheque de instituições, com valores, emitentes e favorecidos diversos; 16 notas promissórias também de emitentes e valores diversos, um talão de notas promissórias em branco; oito cartões bancários de instituições em nomes de terceiros; 11 celulares; seis chips; uma agenda com anotações de contabilidade; e três folhas de papel com boleto bancário e anotações de contabilidade.

Os policiais também realizaram buscas no veículo de propriedade dele, uma caminhonete Toyota Hilux, e apreenderam quatro pinos com cocaína e uma porção de maconha.

O outro preso é um homem de 37 anos, morador em Glicério, com o qual foram apreendidas 23 folhas de cheques de instituições, valores, emitentes e favorecidos diversos; sete notas promissórias; um celular; e outros documentos relacionados às cobranças de dívidas.


EXTORSÃO

Segundo a polícia, as investigações tiveram início após um casal de idosos de Guararapes ter sido procurado pela dupla, que cobrava uma dívida relacionada a um cheque emitido quase duas décadas antes.

A reportagem apurou que o valor devido seria de R$ 13 mil, mas os cobradores disseram que aceitariam moto, carro, ou gado como pagamento. Diante da negativa os investigados ficaram nervosos. Um deles teria pego o celular e passado a simular estar conversando com um capitão da Polícia Militar, inclusive citando o nome dessa pessoa. Além disso, disse que o comparsa dele seria policial e estava pedindo a presença de uma viatura.


AMEAÇAS

Antes de deixar o local, os investigados disseram em tom de ameaça que se a dívida não fosse paga por bem, seria pagar por mal e com juros. Na ocasião as vítimas reconheceram a dívida, que seria de 2003, mas disseram que nunca foram procurados pela empresa para a cobrança em quase 20 anos.

O policial com o qual um dos investigados disse estar falando na ocasião registrou boletim de ocorrência, afirmando que não conhece os investigados e nunca teve qualquer tipo de contato físico ou telefônico com eles.

As prisões são temporárias e o material apreendido será submetido a perícia e análise dos policiais da Delegacia de Polícia de Guararapes para prosseguimento das investigações. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.