Polícia Rodoviária e parceiros promovem ações de campanha de conscientização do Maio Amarelo
Polícia
Programação conta com diversas atividades nas regiões de Andradina, Araçatuba e Penápolis
Ivan Ambrósio 04/05/2022A Polícia Militar Rodoviária iniciou uma série de ações para a conscientização do Maio Amarelo, mês para chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha ainda é alinhada aos programas Respeito à Vida – São Paulo dirigindo com responsabilidade e Visão Zero.
Na região, no domingo (1º), foi realizada uma panfletagem voltada aos motociclistas com a participação da concessionária Viarondon, que administra a rodovia Marechal Rondon (SP-300). Na segunda-feira (2), foi desenvolvida a ação “Acorda Motorista”, que consiste na orientação aos condutores, principalmente os caminhoneiros, sobre os riscos de dirigir cansado ou sob efeito de drogas e medicamentos.
Também é feito exame de aferição de pressão arterial. Essa ação acontecerá nas bases hoje (4) e nos dias 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30, das 2h30 às 4h30. Ainda anteontem, houve uma palestra no Tiro de Guerra local, contando com a participação do capitão Gercimar dos Santos, comandante da 4ª Cia, além do Corpo de Bombeiros.
O assunto debatido foi às infrações que mais contribuem para os acidentes e mortes. De acordo com a programação disponibilizada pela corporação, na próxima segunda (9), das 16h às 18h, acontecerá uma ação de panfletagem na vicinal Arnaldo Covolan (SPI-486).
Na oportunidade, os ciclistas serão orientados sobre o respeito às leis de trânsito. A mesma ação se repetirá no dia 16 para os motociclistas e, no dia 20, no pátio do Santuário São Francisco de Assis. Há a previsão da colocação de veículos acidentados em alguns pontos da cidade. Um deles, próximo a Midori, já está em exposição. A programação conta com outras atividades a serem feitas nas regiões de Araçatuba e Andradina.
Além da Viarondon e do Corpo de Bombeiros, a campanha tem a parceria do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito), Tiros de Guerra, prefeituras de Araçatuba, Penápolis e várias empresas, como a Ciclo Dú, Fortuna Escapamentos, Voyce, Unifardas, Midori e Unisalesiano.
MOVIMENTO
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são mais de um milhão de pessoas que perdem a vida no trânsito por ano. No Brasil, são cerca de 35 mil pessoas anualmente.
O Maio Amarelo, que tem o envolvimento dos mais diversos segmentos do governo e sociedade, acompanhando o sucesso de outros, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, estimula que sejam promovidas atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.
A marca que simboliza, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV, a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Desta forma, a escolha proposital do símbolo tem como intenção colocar a necessidade da sociedade tratar acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
A intenção ainda é alertar e mobilizar a todos, de modo que possam engajar-se em ações que contribuam para preservar a vida no trânsito, propagando o conhecimento, de modo a contribuir com mudança de comportamento para salvar vidas, mesmo porque que nenhuma morte prematura pode ser aceita, o que está alinhado com o Visão Zero, iniciado na Suécia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.