Policlínica da FUNEPE: um marco para o ensino e a comunidade de Penápolis
Educação
Clínica surge como um espaço próprio dedicado às aulas práticas e estágios dos cursos da área da saúde da instituição
Da Redação 13/09/2025
Com as obras em fase final de acabamento, a Policlínica tem previsão de inauguração para o final de setembro. Foto: Divulgação
A Fundação Educacional de Penápolis, mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, anuncia um novo campus: a FUNEPE Policlínica. Concebida a partir de uma necessidade acadêmica, a clínica surge como um espaço próprio dedicado às aulas práticas e estágios dos cursos da área da saúde da instituição, inicialmente Medicina e Psicologia, com expansão planejada para incluir Enfermagem e Biomedicina.
Segundo a diretora da FAFIPE professora Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, a ideia do projeto nasceu da busca por autonomia e flexibilidade na organização das atividades práticas dos alunos, oferecendo um campo de atuação real e supervisionado que visa fortalecer a formação dos futuros profissionais da área da saúde.
Conforme informado pela professora Dra. Camila Tami Stringheta Garcia, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, a intenção da faculdade com este novo campus é transformá-lo em um verdadeiro polo de ensino e saúde. Nele, os atendimentos serão gratuitos e realizados pelos estudantes sob a supervisão direta de profissionais e professores qualificados da própria instituição. A comunidade terá acesso a especialidades médicas como Pediatria, Ginecologia e Clínica Médica, mediante agendamento, além de dar continuidade aos serviços já oferecidos pela clínica de Psicologia.
Benefício além do acesso gratuito à população
“A comunidade se beneficiará de um atendimento de alta qualidade, humanizado, individualizado, em um ambiente calmo e acolhedor. Trata-se de uma oportunidade de receber cuidado especializado em um modelo de atenção único na região”, indica Camila. Para os alunos, os diferenciais são transformadores.
A professora ressalta que a iniciativa proporciona uma oportunidade única de vivenciar a prática real, sob supervisão especializada, impulsionando as habilidades dos discentes e elevando sua credibilidade no mercado de trabalho. “Esta vivência prática em um ambiente controlado e educativo é fundamental para uma formação mais sólida e realista, preparando os futuros profissionais para atuar com competência e segurança”, explica.
CEPAC
A Policlínica contará com a incorporação do Centro de Estudos em Psicologia e Atendimento Comunitário (CEPAC), que passa a ocupar um novo e moderno espaço. Gerido pelo curso de Psicologia desde 2007, o CEPAC é voltado para a realização de estágios e oferece atendimento gratuito à população de Penápolis por meio de agendamento.
A mudança para as novas instalações proporcionará mais conforto e qualidade nos serviços prestados. De acordo com o diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas professor Dr. Cledivaldo Donzelli, o centro continuará seu papel essencial na formação de profissionais competentes e socialmente responsáveis, alinhados com as políticas públicas de saúde mental. O novo espaço contará com salas específicas para reuniões e supervisões de estágio, além de uma área ampliada para receber melhor a população usuária, assegurando um ambiente acolhedor e adequado às necessidades da comunidade.
“Esse novo espaço da FAFIPE/FUNEPE demonstra o quão tem sido fundamental as ações dessa instituição ao longo de seus 59 anos. É mais um marco na trajetória de prestação de serviços voltados para a formação profissional e humana da comunidade de Penápolis e região”, informa Cledivaldo. Ele indica que a Policlínica é a materialização do papel social e científico dessa faculdade, razão precípua de sua existência.
INVESTIMENTO
De acordo com o presidente da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), Alexandre Gil de Mello, o comprometimento da instituição com o projeto vai além do apoio financeiro. "Há também uma participação muito ativa de nossos colaboradores para que este projeto se torne realidade", destaca.
Gil afirma que a gestão tem trabalhado intensamente para garantir todos os aspectos necessários ao desenvolvimento de um projeto da mais alta qualidade. "Isso envolve desde a organização financeira e administrativa até a garantia de um corpo docente qualificado e de uma infraestrutura adequada", explica.
O presidente ainda enfatiza que a Policlínica reforça o compromisso da FUNEPE com o desenvolvimento da comunidade penapolense. "Oferecer mais um espaço para exercício e prática real dos aprendizados agrega enorme valor e qualidade aos nossos cursos. É um imenso orgulho para a instituição poder disponibilizar um ambiente multidisciplinar que proporcionará atendimento gratuito à população, contribuindo ainda mais para o crescimento de nossa cidade", finaliza.
De acordo com o gerente administrativo-financeiro professor Dr. Clayr Peron, o investimento realizado se faz necessário para ampliar as práticas de ensino dos alunos da FUNEPE. “A materialização desse projeto possibilitará aos nossos discentes realizar as atividades práticas de ensino e, consequentemente, trará benefícios para a comunidade por meio de atendimento em diversas especialidades médicas, além dos serviços já ofertados pela clínica de Psicologia. Foi um objetivo traçado desde o primeiro dia da nossa gestão e que agora se torna realidade”, afirma.
INAUGURAÇÃO
Com as obras em fase final de acabamento, a Policlínica tem previsão de inauguração para o final de setembro. Mais do que uma conquista estrutural, o projeto consolida o compromisso da instituição com a excelência no ensino e o desenvolvimento local. Em uníssono, a gestão ressalta que o novo espaço transcende o conceito de um simples prédio: é a materialização de um legado de crescimento, destinado a gerar um impacto positivo e duradouro na comunidade acadêmica e na região.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.