População deve se vacinar contra gripe e diminuir riscos no inverno
Saúde
Vacinação é muito importante pois ajuda a combater as complicações respiratórias
Da Redação 05/07/2025A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está reforçando à população para que procure uma unidade de saúde para se vacinar gratuitamente contra a gripe. A vacinação é muito importante pois ajuda a combater as complicações respiratórias que podem ocorrer, especialmente neste período de inverno.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, as complicações da gripe causam desconforto no paciente, alteram a qualidade de vida e muitas vezes requerem internações hospitalares, podendo inclusive levar à morte.
“Os riscos envolvem principalmente idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas”, destacou ele.
“Dependendo do caso, os quadros podem evoluir para pneumonia, bronquiolite e Síndrome Respiratória Aguda Grave, uma condição pulmonar grave que pode levar à morte”, alertou o médico.
“Os casos de síndrome respiratória aguda grave têm lotado os hospitais em todas as cidades. São casos graves que poderiam ser evitados com a vacinação. É muito importante que todos se protejam o quanto antes, pois a vacina demora cerca de duas semanas para oferecer a proteção”, disse.
COBERTURA
O secretário comentou que a taxa de cobertura vacinal da gripe evoluiu um pouco de maio até esta semana, porém ainda continua muito menor que o ideal.
Na segunda quinzena de maio a cidade tinha vacinado 22,74% do público alvo, enquanto que na primeira semana de julho apresentou uma elevação para 34,43% do público alvo de 17.532 pessoas.
TODOS OS PÚBLICOS
A vacina da gripe é liberada para todos os públicos. Todas as pessoas com idade a partir de seis meses devem procurar uma unidade de saúde de referência para tomar a vacina contra a gripe.
A vacina é aplicada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em todas as Macros de Saúde (I, II, III e IV).
Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer a um desses locais, no horário de vacinação, com documento pessoal (CPF ou Cartão Nacional do SUS).
Caso possua a carteira de vacinas, é importante levá-la também para registro da dose recebida e atualização.
ONDE SE VACINAR
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)
Das 07h30 às 16h
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)
Das 07h30 às 16h
Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)
Das 07h30 às 11h, e das 13h às 16h (de segunda a quinta-feira); das 07h30 às 11h e das 13h às 15h (na sexta-feira)
Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)
Das 07h30 às 12h, e das 13h às 17h
(*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.