BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

População procura pela vacina com a volta do aumento de casos da Covid-19

Saúde

Há pessoas que estão indo pela primeira vez e aquelas em atraso com a segunda dose

Penapolenses vão aos postos para se imunizar; há registros de pessoas se imunizando em primeira dose

Penapolenses vão aos postos para se imunizar; há registros de pessoas se imunizando em primeira dose. Foto: Gilson Ramos

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Esta quarta-feira (5) foi marcada por um grande número de penapolenses em busca de vacinação contra a Covid-19. As Macros de Saúde, locais onde funcionam as salas de vacina, tiveram grande número de pessoas, causando em certos locais demora no atendimento, aglomerações e fim de determinado imunizante.

A procura se deve principalmente pela disparada de novos casos da Covid-19, com ocupação de 100% dos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Pelos registros de atendimentos, há pessoas que estão indo pela primeira vez aos postos, e também aquelas em atraso de meses com a segunda dose, não tendo completado o ciclo de imunização.

Grande procura se dá ainda pelas pessoas em dose de reforço. Outro motivo da aglomeração, conforme constatado pela reportagem do INTERIOR, foi a mudança no horário de atendimento, agora somente no período da tarde, das 12h às 16h30. Porém, devido à demanda da procura pela vacinação, a Macro 2 (Postão do Centro), por exemplo, suspendeu o fornecimento de senhas de atendimento ainda às 15h30.

Neste horário cerca de 50 pessoas aguardavam na fila para se vacinar. Neste local de imunização, bem como na Macro 3 (Santa Terezinha), a fila foi grande toda a tarde. Uma pancada de chuva após as 13h30 causou aglomerações dentro das unidades, pois as pessoas precisavam se proteger.

No Postão, quando da presença da reportagem, foi constatado que o tempo de espera para a vacinação era de 1h30. Perto das 15h45, diante do grande número de pessoas em espera, acreditava-se que os funcionários ficariam até perto das 18h trabalhando no atendimento dos que tinham senha.

O reforço ministrado na campanha estava sendo com o imunizante da Pfizer. Nesta unidade, a aglomeração e demora no atendimento causou reclamação de quem estava na fila. Alguns se queixaram de que o local e o horário reduzido mostraram-se inadequados, sugerindo a volta, neste momento de ampla campanha, da estrutura no Ginásio de Esportes.

Na sala de vacina da Macro da Santa Terezinha, às 16h o movimento já era muito tranquilo, com tempo de chegada e vacinação estimado em 15 minutos. Porém, por volta das 14h30 já não tinha mais o imunizante da Pzifer, indicado para a dose de reforço, sendo que passaram a administrar a Coronavac.

A reportagem conversou com alguns deles, os quais disseram não ter restrições, aceitando receber a vacina disponível no momento, confiando na eficácia da mesma e sua proteção contra a Covid-19. Também na Macro 1, no Jardim Eldorado, no final do horário estipulado para atendimento, o movimento já estava mais tranquilo. Durante o início do atendimento foi intensa a procura pela vacina. Na unidade, como reforço, ministraram a vacina da Pfizer.


NORMALIDADE

A vacinação em horário de reestruturação do sistema público de Saúde de Penápolis implantado a partir desta quarta é uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para otimizar o atendimento, aproveitando todo o recurso humano disponível para atendimento ambulatorial.

No período da manhã, as salas de vacinas das Macros atendem o público infantil, na atualização do calendário vacinal. A pasta acredita que nos próximos dias a procura pela vacina se normalizará, diminuindo as filas e tempo de espera pelo atendimento.


DEMANDA

Os casos começaram a aumentar após as festas de Natal e Ano Novo, quando houve festas, aglomerações, inclusive circulação de pessoas de fora que vieram passar férias em Penápolis, favorecendo a circulação e transmissão do vírus. Por conta disso, houve um aumento significativo na demanda de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde e também no pronto-socorro municipal, sobrecarregando o sistema.


RECOMENDAÇÃO

A Secretaria de Saúde alerta a população que a prevenção continua sendo fundamental e os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia da Covid-19, como usar máscara facial, higienizar as mãos e evitar aglomerações. É importante também que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose para evitar casos graves da doença e sobrecarregar o sistema de saúde.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.