‘Postão’ será unidade de atendimento para sintomas da Covid-19
Saúde
Atendimento exclusivo passa a acontecer a partir da próxima segunda-feira (5)
Da Redação 02/04/2021A secretaria municipal de Saúde de Penápolis informa à comunidade que, a partir de segunda-feira (5), o Centro de Saúde - Macro 2, conhecido como “Postão do Centro”, será uma Unidade de Enfrentamento à Covid-19, com atendimento exclusivo a pacientes com sintomas da doença.
No local, serão realizadas consultas médicas, dispensação de medicamentos, teste rápido e exames de RT-PCR (Swab), em pacientes sintomáticos entre o 3º ao 7º dia, com preferência no 5º (início dos sintomas). A unidade fará o atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. A entrada para este serviço deve ser feita pela porta principal, na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins.
A medida é para promover a melhoria do fluxo de atendimento nas unidades de saúde, que vêm recebendo um número intenso de suspeitos para avaliação. Logo, a centralização de pacientes com sintomas da Covid-19 numa única unidade favorece a rotina das demais, referente a outras patologias.
Além disso, a medida auxilia na manutenção da característica principal do pronto-socorro, que é o atendimento às urgências e emergências. Devem procurar a Macro 2 os sintomáticos respiratórios que estejam com tosse, febre, dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, entre outros. Para os casos em que o paciente se encontre com falta de ar, deve buscar o atendimento no PS. (*) Com informações da Secom – PMP
Usuários devem se atentar a algumas mudanças no atendimento da unidade:
-- Farmácia
A Farmácia Básica, que funciona no Postão, será transferida para outras duas Macros de Saúde: no Jardim Eldorado e na Vila Santa Terezinha; no local, funcionará apenas a de alto custo e para casos judiciais e assistenciais.
-- Médicos (Saúde da Família)
Haverá o redirecionamento dos atendimentos médicos da ESF (Estratégia Saúde da Família). A chamada “Área 12”, cujo atendimento ocorre com a Dra. Maria Vitória Vegas, será transferido para a Macro 3, na Santa Terezinha, nos mesmos horários. Já a “Área 13”, cujos moradores são atendidos pela médica Juliana Bragalda, foi redirecionada para a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cidade Jardim.
-- Sala de vacinas, entrega de leite e zona rural
Permanecem funcionando normalmente na Macro 2 a sala de vacina e o atendimento médico a pacientes, moradores da zona rural. O serviço de distribuição de leite, relacionado ao programa “Viva Leite”, também continua sendo feito no Postão, como de costume. Todos estes atendimentos terão entrada específica e exclusiva pela porta lateral da unidade, na rua Fernando Ribeiro de Barros, das 11h às 15h.
-- Pesagem do Bolsa Família
As famílias que recebem o benefício do Bolsa Família e que devem passar por atendimento de pesagem, necessitam se atentar que, a partir de segunda-feira (5), o atendimento será efetuado na UBS da Cidade Jardim.
-- Odontologia
Por conta das restrições relacionadas à pandemia, os atendimentos odontológicos no Postão já estavam suspensos, sendo efetuado apenas em situação de urgência. Os possíveis casos neste sentido que surgirem, pertencentes àquela unidade, deverão ser atendidos na Clínica Odontológica Municipal, na avenida Marginal Maria Chica.
-- Ortopedia e Ginecologia/Obstetrícia
Os atendimentos das áreas de Ortopedia e atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia foram todos transferidos para a Macro 1, no Jardim Eldorado, nos mesmos horários.
-- Pediatria
Os atendimentos da área de Pediatria foram transferidos para a UBS da Vila Tóquio, nos mesmos horários.
-- Endereços das demais unidades
Macro 1 (avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546, Jardim Eldorado)
Macro 3 (avenida Carlos Casela, 822, Santa Terezinha)
UBS Cidade Jardim (rua Romualdo Gaeti, 265, Cidade Jardim)
UBS Tóquio (rua Duarte Ferreira Canha, 787, Vila Tóquio)
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.