JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Praça Dr. Carlos Sampaio Filho é alvo de enxame de abelhas nesta sexta-feira

Cidade

Insetos sobrevoavam no entorno do espaço; orientação é cuidado e cautela ao passar por lá

Com um traje usado por apicultores, munícipe tentou detectar em qual local estava a colmeia

Com um traje usado por apicultores, munícipe tentou detectar em qual local estava a colmeia. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A praça Dr. Carlos Sampaio Filho, na região central de Penápolis, foi alvo de um enxame de abelhas nesta sexta-feira (29). A orientação é que os moradores que passarem pelo local façam isso com cautela e cuidado.

A reportagem do INTERIOR esteve no final da manhã e começo da tarde no local. Durante o período, algumas pessoas precisaram correr ao caminhar por dentro ou no entorno. Um munícipe parou e, usando um macacão, máscara, botas e luvas, trajes utilizados por apicultores, tentou detectar em qual parte estava à colmeia dos insetos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e também esteve na praça. A equipe alertou e orientou as pessoas que passavam pela região. Eles deverão retornar até o final da tarde para conferir se as abelhas permanecem e, diante disso, tomar as medidas necessárias.


INSETOS

As abelhas são insetos que vivem em sociedade e cada uma tem a sua função na reprodução do mel. O papel da rainha é colocar os ovos. Os zangões fecundam as abelhas e as operárias podem cumprir diversas funções.

Além disso, elas são importantes para o meio ambiente, pois ajudam na reprodução das plantas e na de produtos, como própolis, geleia e apitoxina (veneno utilizado no combate do reumatismo e da artrose).


Confira algumas dicas de como se proteger:


-- As abelhas e vespas só atacam quando se sentem ameaçadas. Portanto, tenha atenção e precaução;

-- Se as abelhas preocupam, mas não picaram ninguém, o recomendável é contratar um apicultor para a retirada da colmeia;

-- Não grite, caso se sinta ameaçado ou atacado. Elas são extremamente sensíveis a ruídos, que as atraem e deixam ainda mais agitadas;

-- Em caso de ataque, cubra o pescoço e o rosto. Além disso, corra em zigue-zague para fugir: as abelhas e vespas se movimentam em grupo e em linha reta;

-- Se alguém for picado, a retirada dos ferrões tem de ser imediata, já que eles liberam toxina gradativamente no organismo. A retirada interrompe o processo;

-- Fique atento à possibilidade de choque anafilático - reação alérgica imediata e severa -, que pode causar inchaço e obstrução das vias áreas superiores e hipotensão, situações que podem ser fatais.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.