Prazo para alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto
Cidade
Procedimento deve ser realizado por todo brasileiro, masculino, quando completa 18 anos
Da Redação 15/07/2021Os brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2021, têm até 31 de agosto para efetuar o alistamento militar. A inscrição pode ser feita de forma online no site www.alistamento.eb.mil.br ou de forma presencial na Junta de Serviço Militar. O Alistamento Online poderá ser feito em um computador ou celular, onde cidadão poderá realizar seu alistamento militar ou regularizar sua situação.
Basta acessar o seguinte endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br. Caso o jovem prefira realizar o alistamento de forma presencial, pode procurar a Junta Militar, localizada na rua Ramalho Franco, 340, Centro. O horário de atendimento é das 7h às 11h. Em caso de dúvida, os jovens podem entrar em contato com a Junta Militar pelo telefone 3652-5627.
Para o alistamento são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço e endereço de e-mail válido e ativo. O alistamento militar deve ser realizado por todo brasileiro, do sexo masculino, quando completa 18 anos. Sem passar por esse processo, o cidadão não consegue, por exemplo, tirar passaporte ou ingressar no serviço público.
A plataforma de Alistamento Online é autoexplicativa. Em alguns casos, o jovem terá que preencher requerimento, juntar documentos e, aí sim comparecer a uma Junta de Serviço Militar para concluir seu alistamento. Todos independente da situação, deverão possuir CPF e um endereço de e-mail.
Os dados inseridos pelo cidadão no Alistamento Online irão para um Banco de Dados Governamental, o Sermil (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização), onde outros órgãos federais terão acesso. Qualquer informação errada ou falsa poderá acarretar problemas futuros, inclusive passíveis de ação penal ou nulidade do alistamento. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.