FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Prazo para cadastro de mapeamento artístico termina nesta sexta

Cidade

Iniciativa visa garantir renda emergencial para trabalhadores da área da cultura

Mapeamento é voltado para todos os profissionais das diversas modalidades artísticas

Mapeamento é voltado para todos os profissionais das diversas modalidades artísticas. Foto: Ilustração

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Artistas penapolenses e espaços culturais da cidade que ainda não fizeram o cadastro de Mapeamento Cultural e Artístico têm até sexta-feira (31) para efetuá-lo. O procedimento é necessário para que os interessados possam ser contemplados com recursos oriundos do governo federal, por meio da nova lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017).

Para realizar o cadastro, o interessado precisa acessar um link específico na internet. O referido link de acesso está disponível na página da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Penápolis no Facebook.

Quem não tem conta na rede social pode enviar um e-mail para a pasta solicitando o link no plis.cultura@gmail.com.

O mapeamento é voltado para todos os profissionais das diversas modalidades artísticas, tais como: cantores, atores, músicos, dançarinos, diretores, escritores, profissionais de cinema e audiovisual, profissionais técnicos, produtores, oficineiros, curadores, contadores de histórias, empresas de eventos culturais, artesãos, artistas plásticos, professores de dança, teatro, música, capoeira, entre outros; além dos espaços culturais da cidade.


RECURSOS

A União destinará um total de R$ 3 bilhões aos Estados, Distrito Federal e municípios para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural. A nova lei estabelece um conjunto de ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da área da cultura, além da manutenção dos espaços culturais durante a pandemia da Covid-19.

Penápolis receberá R$ 461 mil para o socorro emergencial aos artistas e espaços culturais que tiveram suas atividades interrompidas durante a pandemia e que, portanto, ficaram sem fonte de renda.

Além do socorro emergencial para os trabalhadores da cultura e subsídio para a manutenção de espaços artísticos culturais, a lei prevê ainda a elaboração de editais por parte dos governos municipais, para que os artistas locais possam inscrever seus projetos e receber pelo trabalho realizado.

É importante saber que, apenas os artistas e espaços culturais que estiverem cadastrados neste mapeamento, poderão receber a renda emergencial e participar dos editais municipais para projetos artísticos. Eles serão abertos em breve.

A secretaria montou um grupo de trabalho com diversos profissionais da área para a formatação dos Editais, com o objetivo de contemplar os artistas da cidade, principalmente aqueles mais afetados com a pandemia.

Poderão ser inscritos nos editais projetos de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.