JOVEM PAN PENÁPOLIS

Prefeita em exercício, Mirela Fink agradece confiança do prefeito e apoio da equipe

Cidade

Função é exercida com muita dedicação, cumprindo extensa agenda diária

Com a bênção de sua mãe, D. Heloisa, Dra. Mirela Fink assumiu interinamente o comando de Penápolis

Com a bênção de sua mãe, D. Heloisa, Dra. Mirela Fink assumiu interinamente o comando de Penápolis. Foto: Gilson Ramos

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Penápolis, pela segunda vez na história, está sendo administrada por uma mulher. Primeira vice-prefeita eleita, nesta condição, a médica pediatra, Dra. Mirela Fink Hassan Rufato, governa a cidade com breve ausência programada do prefeito Caíque Rossi. Ela assumiu o comando da Prefeitura no dia 10 e ficará no cargo até a próxima terça-feira (18).

A primeira mulher a estar prefeita foi à professora Maria José “Zezé” Macedo, em dezembro de 1985, ocupando por mais de 20 dias a cadeira do chefe do Executivo. Isso se deu quando da missão diplomática Brasil-Cuba, da qual participaram, em viagem internacional, o então prefeito João Carlos D’Elia e seu vice, Dr. Edison Geraissate. Zezé era presidente da Câmara de Vereadores à época.

A função é exercida por Dra. Mirela com muita dedicação, cumprindo extensa agenda diária, dentro e fora do Paço. No primeiro dia do exercício do cargo, por exemplo, ela sancionou leis, decretos e assinou portarias.

Um dos principais atos foi o decreto 7.069, de 10 de janeiro de 2022, que regulamenta a lei 2.526, de 26 de agosto de 2021, da criação do Cartão Social, uma conquista da atual administração que concentrará todos os atendimentos dos programas sociais em um cartão-cidadão.

A primeira vice-prefeita eleita em voto popular a estar prefeita é um fato que mostra a força e a participação da mulher na política e vida pública, ocupando espaços cada vez mais importantes. A Câmara de Vereadores também voltou a ter, após 30 anos, uma mulher presidente, a vereadora Letícia Takano Sader, eleita para o biênio 2021/2022.

No caso de Dra. Mirela, também uma honra e orgulho para toda a sua família. No primeiro dia de prefeita, ela recebeu no gabinete a sua mãe, Heloisa Fink Hassan, que estava bastante orgulhosa e emocionada com o que estava vivenciando. A prefeita tem vertente política, uma vez que seu falecido pai, o médico Wahib Hassan, tinha vida ativa na política penapolense, chegando a concorrer a vice-prefeito na década de 1980.

“Todos dizem que herdei muito de meu pai. Quando ele foi candidato a vice-prefeito, eu vivi com ele a política daquele época. Sempre fui filiada a partido, sempre engajada e participando”, disse.

Filiada ao Podemos, a prefeita em exercício é casada com Almir Rufato, médico oncologista e mãe de três filhos: Rafael, Bruno e Daniel. Ela ressalta o apoio que teve da família, desde o momento que recebeu o convite para formar aliança com o então candidato a prefeito Caíque Rossi.


CONFIANÇA

A ausência programada do prefeito Caíque, para que sua vice assumisse o cargo, já no início do segundo ano de mandato, é prova da confiança que existe entre eles. No dia a dia da Prefeitura, ambos têm grande sintonia e respeito, onde a vice tem suas obrigações diárias, entre elas, a missão confiada pelo próprio Caíque para comandar e reestrutura o sistema público de saúde local.

E coube à vice liderar, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a reconstrução da Santa Casa, com o ato de intervenção municipal de abril do ano passado.

“É um momento muito importante para a minha vida, em administrar a cidade onde nasci, cresci e retornei após formação como médica pediatra, sendo muito bem acolhida pela população”, relatou.

“Com a Mirela e Caíque, juntos, nos unimos para que houvesse mudanças importantes na administração. Estou muito segura, conseguimos realizar o que queríamos ainda no primeiro ano, que foi muito difícil. A montagem de equipe de secretários altamente capacitada possibilita em qualquer eventual ausência do prefeito, que a gestão fique segura. Com pessoas certas em cada área é possível, ainda que em uma eventual ausência, administrar da forma como o prefeito Caíque governa”, avaliou.

Presente o ano todo na gestão e ao lado de Caíque, Dra. Mirela se mostra preparada e segura para estar ocupando a cadeira de prefeito. “Também tem o fato de ser muita bem acolhida por todos. Repito, temos uma equipe de secretários muito boa, e principalmente servidores municipais competentes e dedicados, aos quais agradeço também todo o empenho em prestar um excelente serviço para a população”, acrescentou.


GUERREIRA

A característica de mulher guerreira marcou a vida da vice-prefeita em exercício. Lutou bravamente e venceu um câncer. Disputou uma campanha eleitoral acirrada e fez a diferença, quando muitos diziam que ela não teria capital político ou mesmo popularidade que pudesse ajudar na candidatura de Caíque Rossi.

Venceu uma eleição interna na Cooperativa Médica Unimed de Penápolis, contribuindo para a sua reestruturação. É médica pediatra formada na Universidade de Taubaté e fez residência médica em pediatria em Ribeirão Preto, onde começou a sua carreira. Retornou para Penápolis em 2001, assumindo a pediatria da Santa Casa de Penápolis.

Fez concursos públicos em Avanhandava, Braúna e Promissão, sendo convidada a trabalhar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal de Araçatuba, onde ainda atua como preceptora da residência médica de pediatria e também como plantonista.

Além de ser eleita vice-prefeita de Penápolis, realizou o sonho de inaugurar, juntamente com sua irmã, Daniela Fink, o Centro de Reprodução Humana que leva o nome de seu pai, Wahib Hassan.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.